Defesa Civil anuncia Plano Preventivo para 2005-2006

O Plano Preventivo de Defesa Civil - Chuvas 2005-2006 será operado segundo critérios técnicos que se apóiam no monitoramento de dados pluviométricos, na previsão meteorológica e na observação de campo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura informa que a atuação de uma frente fria sobre o Estado poderá trazer chuvas fortes para a cidade de São Paulo neste final de semana.

As chuvas, com potencial para a alagamentos, devem começar na sexta-feira, intensificando-se no decorrer deste sábado. Os dados meteorológicos são mutáveis e essa previsão não quer dizer que obrigatoriamente ocorrerão chuvas fortes.

O Plano Preventivo de Defesa Civil - Chuvas 2005-2006, lançado nesta quinta-feira, será operado segundo critérios técnicos que se apóiam no monitoramento de dados pluviométricos, na previsão meteorológica e na observação de campo e está condicionado a quatro níveis preestabelecidos de cenários prospectivos para escorregamentos de encostas, inundações e alagamento de vias, indicando diferentes estados de gravidade do risco: OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA e ALERTA MÁXIMO (que podem ser acompanhados no Portal da Prefeitura).

A Defesa Civil neste final de semana vai estacionar viaturas em locais estratégicos nos pontos críticos da cidade, a fim de realizar observação de campo, informando os órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil sobre a situação dos córregos e se há a necessidade de atendimento emergencial à população.

O plantão da Central de Comunicações do 199 vai ser reforçado para atender melhor os munícipes e também repassar mais rapidamente as informações para as subprefeituras.

O Plano Preventivo de Defesa Civil para o Período de Chuvas prevê ações entre vários órgãos municipais e entra em vigor dia 1º de novembro, embora já neste final de semana a Defesa Civil já trabalhe em estado de OBSERVAÇÃO. Cada subprefeitura desenvolveu seu plano regional e, a partir disso, foi criado um grupo que está trabalhando desde maio.

Entre as medidas anunciadas no lançamento do plano está a que facilita às vítimas de enchentes o acesso a indenizações e liberações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para cobrir suas perdas.

Isso será possível porque a Prefeitura agora tem técnicos treinados em avaliação de danos para emitir o laudo, o Avadan, com a real dimensão dos estragos, documento exigido para liberação dos recursos.

Outra novidade é uma melhor interação entre os órgãos estaduais e municipais. Nesse sentido, 300 funcionários de subprefeituras serão submetidos a estágios no Corpo de Bombeiros, para aprender a lidar melhor com enchentes, socorrer vítimas e usar equipamentos como botes, coletes, cordas e bóias.

A dotação orçamentário da Comissão Municipal de Defesa Civil/COMDEC aumentou cerca de quatro vezes no Orçamento de 2006, elaborado por essa administração, em relação ao Orçamento 2005.

A Defesa Civil tem como objetivo reduzir efeitos de desastres, com ações de prevenção e de preparação para emergências e de reconstrução de áreas afetadas. Sua atuação se dá de forma multi-setorial, com ampla participação da comunidade, por meio dos Núcleos de Defesa Civil.

Na cidade de São Paulo, as ações de Defesa Civil são orientadas pela COMDEC e executadas por diversos órgãos, como Subprefeituras, CET e SAMU.

Orientações para moradores de áreas com possibilidade de enchente

Antes da chuva
- Nunca jogue o lixo em local que não seja destinado a esse fim, principalmente próximo a rios e córregos.
- Não coloque o lixo na calçada - evite o entupimento de bueiros e corredores de água.
- Mantenha telhados e calhas em bom estado.
- Coloque objetos importantes e de valor em lugares altos, se possível, erga os móveis.
- Não deixe o carro estacionado em ruas sujeitas a inundação.
- Procure um local alto para abrigar a família.
- Se houver muita descarga elétrica (raio), desligue a chave geral de sua casa para não danificar eletroeletrônicos.
- Feche o registro de entrada de água.
- Confira materiais de primeiros socorros.

Durante
- Não enfrente correntezas de água a pé ou de carro.
- Evite trafegar por áreas inundadas, se preciso, chame socorro.
- Procure ficar informado por meio de rádio, TV, Internet, etc sobre a condição do tempo.

Depois
- Não ande nas águas de enchentes.
- Lave e esterilize tudo o que foi atingido pela enchente (para cada litro de água, misture uma colher de sopa de água sanitária).
- Não aproveite alimentos que tiveram contato com águas da enchente.
- Não use água de poços.