Centros de Apoio ao trabalho já empregaram quase dois mil em três meses

Os centros de Itaquera e Interlagos atendem 1.400 trabalhadores por dia, sendo que 40% são encaminhados para uma vaga de emprego.

Os Centros de Apoio ao Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo já atenderam mais de 48 mil pessoas em três meses de funcionamento. Dessas, 22.712 foram encaminhadas para entrevistas e 1.894 conseguiram um emprego.

Os centros de Itaquera e Interlagos atendem 1.400 trabalhadores por dia, sendo que 40% são encaminhados para uma vaga de emprego. Em dezembro serão inaugurados mais dois postos: em Santana, Zona Norte, e na Lapa, Zona Oeste de São Paulo.

Claudemir Gil Lisboa, 23, que já foi servente de pedreiro, fez seu cadastro há dois meses no centro de Itaquera, mas não tinha como comprovar experiência, pois trabalhou sem registro em carteira. Depois de esperar dois meses, ele foi convocado para uma vaga de vendedor de plano de saúde para empresas.

Lisboa diz que mora com mais seis pessoas e faz bicos para ajudar a família "Mas não dá para viver de bicos e ficar dependendo da minha família", reconhece ele, acreditando que agora poderá melhorar sua vida e a de sua família.

A falta de qualificação profissional e escolaridade são as maiores dificuldades para incluir os desempregados no mercado de trabalho. Por isso, a Secretaria Municipal do Trabalho abriu 7.500 vagas para cursos de informática, hotelaria, gastronomia e turismo, para jovens de 16 a 20 anos.

A prefeitura irá fornecer uma bolsa de R$ 200,00 por um período de seis meses. As aulas terão duração de quatro horas diárias e serão divididas em dois módulos: básico e específico.