Começam a circular na cidade os primeiros ônibus com GPS

Nova tecnologia digital de dados vai ajudar na fiscalização, monitoramento e planejamento do transporte e do trânsito na capital.

A Área 1 do Sistema de Transporte Público Municipal, a noroeste da cidade, já conta com equipemntos de bordo em alguns veículos e com tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Geográfico) nos ônibus urbanos. Essa linha foi a escolhida para deflagrar o processo de consolidação do Sistema Integrado de Monitoramento da Frota.

Dos 840 ônibus mantidos pelas empresas concessionárias que atuam na área, 767 já estão circulando com a nova tecnologia. Pela Área 1 (Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia) circulam 1,6 mil coletivos, ou 10% da frota paulistana, que transportam diariamente 954 mil passageiros.

Cada equipamento embarcado possui computador, terminal de dados, antenas e dispositivo de áudio. Para 'conversar' com eles, a SPTrans desenvolveu um software com os 4.537 quilômetros de vias da cidade por onde circulam coletivos.

A cada minuto, os computadores de bordo disparam dados como prefixo, linha, sentido, velocidade e posição exata do veículo. E os motoristas podem, apertando uma tecla, comunicar imediatamente acidentes, problemas na pista ou semáforos quebrados.

Com estas informações os operadores do sistema de transporte público, a CET e a SPtrans ganham agilidade na solução de emergências, e reforçam sua capacidade de gerenciar e planejar o transporte e o trânsito.