Secretaria inaugura albergue em Ermelino Matarazzo

Os albergados do antigo equipamento foram transferidos para o Nova Conquista.

A Prefeitura inaugura nesta terça-feira (1/11) o novo espaço do Albergue Nova Conquista, em Ermelino Matarazzo (zona leste). A mudança de endereço faz parte do processo de reestruturação, adequação e melhoria dos albergues, dentro do programa São Paulo Protege População de Rua.

O equipamento – com o nome de Albergue Casa Pequenos Irmãos de São Francisco – funcionava desde 2002 em outro endereço, no mesmo bairro, mas em prédio com infra-estrutura precária, em condições insalubres.

Agora, o novo espaço tem melhor estrutura para atender à população em situação de rua, com quartos mais arejados, dotados de banheiros exclusivos. Os albergados do antigo equipamento foram transferidos para o Nova Conquista.

“A nossa política de reestruturação do São Paulo Protege População de Rua visa adequar a rede no sentido de oferecer locais mais aconchegantes e atendimento mais personalizado aos moradores de rua”, afirma o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Albergue Nova Conquista tem capacidade para atender 100 pessoas em situação de rua – 85 vagas masculinas e 15 femininas. Funciona das 17h às 8h, com 6 apartamentos (5 para homens e 1 para mulheres), refeitório, sala de TV, espaço para lavagem de roupa e bagageiro. O Albergue Nova Conquista dispõe ainda de um estacionamento com 20 vagas para os carrinhos de materiais recicláveis.

Gerenciado pela organização Assistência Social Lar Ditoso, o Albergue Nova Conquista oferece aos moradores em situação de rua atendimento sócio-assistencial, com encaminhamentos para retirar documentação e para os serviços de saúde, por exemplo. O convênio é de R$ 26.852,00 por mês.

“Oferecer um serviço de boa qualidade ajuda a garantir o resgate da cidadania da população em situação de rua de forma digna”, disse a coordenadora do Albergue Nova Conquista, Sheila Costa Marcolino.