Prefeitura anuncia segunda fase de remoção das árvores condenadas pelo IPT

Das 834 árvores com risco de queda identificadas pelo IPT, 381 foram removidas.

Na tarde desta terça-feira (1º), os secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente, se reuniram com os subprefeitos da Lapa, Vila Mariana e Santo Amaro, para discutir planos de ação quanto às árvores apontadas, em estudo do IPT, com risco de queda.

Com base no relatório do IPT, a prefeitura, por meio das Subprefeituras, apontou 834 árvores com risco de queda que deveriam ser removidas. Segundo o secretário do Meio Ambiente, foram examinadas nove mil árvores de um universo de 1 a 2 milhões em toda a cidade. “Nenhuma das árvores que caíram estava no relatório do IPT”, destacou.

A remoção dessas 834 árvores foi dividida em duas fases: na primeira, na qual foram priorizadas 422 árvores com maior risco, 381 foram removidas; as 41 restantes dependem de entendimentos com a Eletropaulo, uma vez que estão próximas à fiação de alta tensão e necessitam de interrupção do fornecimento de energia na área; para a remoção das 412 árvores com menor risco programadas para a segunda fase, serão contratadas novas equipes de poda e remoção.

Para sanar as dificuldades nas remoções que envolvem a rede elétrica, o secretário das Subprefeituras destacou que será firmado um convênio com a Eletropaulo. “Das 412 árvores da segunda fase, pelo menos 50% apresentarão problemas com redes de alta tensão”.

Até o momento foram gastos, com conservação de áreas ajardinadas e poda, cerca de R$ 5 milhões. Até o mês de outubro foram removidas outras 8.566 árvores, realizadas 56.395 podas e o plantio de novas 11.470 mudas. Estima-se que serão gastos mais 2 milhões, aproximadamente.

Manual da Poda

Os secretários aproveitaram para apresentar o “Manual da Poda”, elaborado em conjunto com as Subprefeituras e que deverá ser publicado no Diário Oficial da Cidade até o final da semana.

“É uma orientação técnica dos agrônomos para evitar erros na poda das árvores”, explicou o titular da pasta das Subprefeituras. O secretário do Verde e Meio Ambiente explicou que, após a publicação, haverá um prazo de 15 dias para receber, de entidades e associações interessadas, sugestões para a publicação final.