Prefeitura assina parceria com a Infraero para passagem subterrânea em Congonhas

Atualmente, o acesso ao sistema viário é feito por meio de um farol localizado na avenida Washington Luís, o que provoca congestionamentos no local.

O prefeito de São Paulo e o presidente da Infraero, Carlos Wilson, assinaram, hoje (03), um acordo que prevê a construção de uma passagem subterrânea que liga a avenida Washington Luís ao acesso viário do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Congonhas. A obra, que tem previsão para começar em maio de 2006, está estimada em R$ 15 milhões.

Atualmente, o acesso ao sistema viário é feito por meio de um farol localizado na avenida Washington Luís, o que provoca congestionamentos no local. Depois da obra, os motoristas terão uma economia de tempo que pode variar de 15 a 20 minutos.

“Esta é uma obra muito importante para a cidade. São 1.800 carros por hora que ficam parados num farol, para entrar no aeroporto, que vai ser eliminado com a passagem de nível, e são 3.600 carros por hora que vêm da Rubem Berta na direção ao Centro que não terão mais esse farol segurando o trânsito. Portanto, é uma obra de interesse da cidade, e que vai ampliar a importância do aeroporto, que já vem sendo valorizado pelas obras da Infraero”, disse o prefeito.

A assinatura do termo de parceria entre a Infraero e Prefeitura de São Paulo prevê o levantamento de informações técnicas para a elaboração do projeto básico; a obtenção da licença ambiental, a execução das obras e serviços de engenharia da passagem inferior sob a Washington Luís; e a adequação do sistema viário interno, do acesso de veículos e de pedestres ao aeroporto e áreas de estacionamento.

Essas intervenções deverão ser integradas com o projeto de corredor das avenidas Rubem Berta, 23 de Maio, Washington Luís e Bandeirantes.

Esta não é a primeira parceria entre a Prefeitura e a Infraero. No dia 19 de julho, a Infraero assinou um protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo para a ampliação da passarela de pedestres situada nas imediações do aeroporto, sobre a avenida Washington Luís. A Associação Amigos da Passarela Aeroporto de Congonhas (ASPA-Congonhas) também participou da assinatura.