Prefeitura inicia as obras da Linha Expressa Parque D. Pedro - Cidade Tiradentes

A construção do corredor vai aproveitar as estruturas abandonadas do “Fura-Fila”, permitindo a recuperação da região do Sacomã.

A Prefeitura de São Paulo anuncia nesta sexta-feira (4/11), no canteiro de obras do Parque Dom Pedro, o início das obras da Linha Expressa Parque D.Pedro-Cidade Tiradentes, que terá 31,8 km de extensão.

A construção do corredor vai aproveitar as estruturas abandonadas do “Fura-Fila”, permitindo a recuperação da região do Sacomã que, assim como todo o percurso, ganhará tratamento paisagístico e acessos seguros para portadores de deficiência e mobilidade reduzida.

Com sete estações terminais, duas delas interligando linhas do Metrô e de trens da CPTM, o novo corredor atenderá 1,5 milhão de habitantes, beneficiando em especial as áreas mais distantes da Zona Leste (Cidade Tiradentes, Iguatemi, São Rafael e São Mateus), hoje servida precariamente pelo sistema de transportes.

A estimativa é que haja uma redução de 2h30 (e às vezes até mais), para até menos de uma hora, no tempo de viagem entre a Cidade Tiradentes e o Parque D.Pedro.

Outro aspecto importante é que a Linha Expressa Parque D.Pedro-Cidade Tiradentes vai se articular com a Linha 3 -Vermelha, do Metrô, na Estação Pedro 2o., e com a Linha D da CPTM, no Ipiranga. Após a construção da extensão da Linha 2 -Verde, do Metrô, o corredor se integrará também nas Estações Sacomã e Vila Prudente, proporcionando à população da Região Sudeste acesso rápido à Avenida Paulista.

A Linha Expressa faz parte da terceira etapa do Programa de Intervenções e Projetos Estratégicos, cujo pedido de enquadramento no Sistema de Transporte Urbano de Passageiros do Município de São Paulo foi protocolado no dia 15 de abril de 2005 no BNDES, pelo secretário municipal de Transportes.