Virada Cultural: São Paulo terá maratona de eventos

Em São Paulo, a cultura vai virar a noite Virada Cultural, que acontece das 14h do dia 19/11 às 14h do dia 20/11, fará da cidade um grande palco, com shows e eventos culturais por toda parte.

O Projeto Virada Cultural, promovido pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura e da São Paulo Turismo, terá sua primeira edição das 14h do dia 19 de novembro às 14h do dia 20.

Inédito na América do Sul, comprovará, mais uma vez, a característica vanguardista da cidade de São Paulo. Serão 24 horas de cultura, com atrações pulverizadas e variadas, que vão de shows a concertos e rodas de músicas das mais diversas tendências, shows de dança, bailes, artes cênicas, visuais e circenses, rodas com DJs, manifestações folclóricas etc.

A saudável "maratona" da Virada Cultural abrangerá todas as regiões da cidade, Centro, Paulista, zonas norte, sul, leste e oeste, tendo como pontos centrais o Anhangabaú e o Museu do Ipiranga. Shows irão tomar palcos construídos ao ar livre, diversas unidades Sesc - que está dando todo o apoio ao evento - vão abrir; cinemas, feirinhas e lojas também.

"Queremos estimular a população a se apropriar dos espaços públicos da cidade através da cultura, que é um dos pontos fortes de São Paulo", destaca o secretário municipal de Cultura. "Somente em uma cidade com grande poder gerador e multiplicador de eventos diferenciados, culturas e tendências como São Paulo, a Virada Cultural poderia acontecer", diz o presidente da São Paulo Turismo.

O evento já conta até com um site, o www.viradacultural.com.br. Lá se pode conhecer a programação detalhada por região, cadastrar um estabelecimento com características culturais para participar do evento ou enviar um e-mail para os organizadores.

Ainda é possível, também, indicar projetos para fazerem parte da grade do evento, que ainda não está finalizada. Uma comissão da Secretaria Municipal de Cultura, através do descritivo detalhado da atração ou iniciativa, analisará a possibilidade de sua inserção.

Programas emblemáticos

A maioria das atividades ao ar livre será gratuita, porém os estabelecimentos, como redes de cinema, por exemplo, cobrarão ingressos. O Vale do Anhangabaú, no Centro, reunirá, para citar alguns, shows de grupos e artistas paulistanos emblemáticos, como Premeditando o Breque, Língua de Trapo, Clube do Balanço e o trio Paulo Vanzolini, Eduardo Gudim e Vânia Bastos, do baiano Tom Zé e do pernambucano Antônio Nóbrega, todos com várias músicas sobre São Paulo na discografia, além de baile noturno com a Banda Mantiqueira e a carioca Elza Soares.

No Museu do Ipiranga, outro dos cenários centrais, os focos serão a música clássica, com a Orquestra Municipal de Repertório, Orquestra Bachiana, e a dança, com o Balé da Cidade, o Balé Stagium e a Cia. Cisne Negro. O Zimbo Trio também está entre as atrações do Ipiranga.

Para os modernos e descolados será instalado na Praça Rooselvelt o Mercado Mundo Mix, terá cinema 24 horas na região da Paulista e, para mostrar a riqueza e a variedade da nossa cultura, haverá sessões de música sacra no Mosteiro de São Bento e no Largo São Francisco. Outro destaque será o Baile Vespertino para a Terceira Idade no Centro. E muito, muito mais.

Nas quatro pontas da metrópole, "bailes" pautados por um ritmo específico: Forró em Ermelino Matarazzo (zona leste), Reggae em São Miguel (leste), Samba em Itaquera (leste) e na Freguesia do Ó (norte), Rap no M'Boi Mirim (sul) e Chorinho na Aclimação (sul). E como não poderia deixar de ser, o Carnaval Paulistano, uma das maiores manifestações culturais da capital, também estará presente.

A "Virada Cultural" é inspirada nas "Noites Brancas", que acontecem em países como Itália (Roma), França (Paris) e Espanha (Madri). "Trata-se apenas de uma primeira edição. Vamos ver como os paulistanos, moradores e visitantes reagem, ver se é o modelo mais adequado e fazer alguns ajustes. A idéia é aprimorar o evento e realizar novas edições", continua o presidente da São Paulo Turismo.

O metrô já confirmou que estará funcionando até às 2h da manhã e que algumas estações poderão permanecer por toda a madrugada. Além disso, a SP Trans disponibilizará linhas de ônibus especiais para os pontos do evento. Também já se sabe que ruas de comércio temático, feirinhas tradicionais (como a do Masp e do Bixiga), parques, cinemas, entre outros, vão abrir.

A força do turismo

Visitantes da grande São Paulo e de diversos Estados brasileiros são esperados. "São Paulo vem se consagrando não somente por sua força econômica na América Latina, mas por seu caráter vanguardista, cultural e de entretenimento", afirma o presidente da São Paulo Turismo.

E a "Virada Cultural" será, sem dúvida, peça fundamental neste processo, tanto de percepção dessa característica de vanguarda da cidade pelos brasileiros e sul-americanos, quanto para o desenvolvimento do turismo, que movimenta nada menos que 52 setores da economia. Hoje, São Paulo é a principal porta de entrada de turistas internacionais no País e a segunda cidade brasileira mais visitada por estrangeiros.

Toda essa movimentação é responsável pela geração de mais de 500 mil postos de trabalho, diretos e indiretos. Um dos grandes desafios de São Paulo é conseguir com que o turista de negócios fique por, pelo menos, mais um dia na cidade, a fim de usufruir toda a oferta de entretenimento. Se isso acontecer, pelo menos mais R$ 1 bilhão deverá ser injetado na economia local.

Acompanhe as novidades e se atualize sobre a Virada Cultural no www.viradacultural.com.br.