Áreas contaminadas são tema de seminário em dezembro

“Seminário Internacional sobre Revitalização de Áreas Contaminadas e Requalificação Urbana” acontecerá no dia 7 de dezembro.

A Secretaria Municipal de Planejamento promoverá, no dia 7 de dezembro, um seminário internacional sobre um tema de grande interesse para a população da cidade de São Paulo, técnicos, planejadores, administradores e políticos de alguma forma envolvidos com os destinos da metrópole.

Trata-se do “Seminário Internacional sobre Revitalização de Áreas Contaminadas e Requalificação Urbana”, que será realizado no edifício sede da Fiesp, à avenida Paulista, nº 1313.

O seminário tem o objetivo de apresentar experiências internacionais de revitalização de áreas urbanas contaminadas (chamadas brownfields) e discutir com todos os interessados - públicos e privados - estratégias no sentido de implantar novos usos sem riscos à saúde da população, assim como promover a reintegração dessas áreas no ciclo econômico da cidade.

O seminário pretende sensibilizar gerentes e técnicos de órgãos envolvidos direta e indiretamente na administração da cidade (meio ambiente, habitação, planejamento, obras públicas, saúde e outros), assim como empresas e bancos públicos e privados, entidades ligadas à construção civil, consultorias ambientais e empresas de seguro.

Durante o evento, especialistas brasileiros e internacionais abordarão temas relacionados às políticas públicas e estratégias de revitalização de áreas contaminadas, gerenciamento e avaliação de risco ambiental, instrumentos de desenvolvimento e planejamento urbano e mecanismos de financiamento.

A promoção é da Prefeitura, por meio de suas secretarias de Planejamento e Verde e Meio Ambiente, em parceria com a GTZ - Agência Alemã de Cooperação Técnica - e com o apoio do Instituto Ekos Brasil. Participam ainda do evento a Fiesp, a Cetesb e a Caixa Econômica Federal.

Mais informações pelo e-mail: www.ekosbrasil.org/revitalizacao