Inscrição no ProJovem vai até 15 de novembro

A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral ao jovem, por intermédio de elevação de sua escolaridade, sua qualificação profissional e no desenvolvimento de ações comunitárias e reinserção social.

Jovens de 18 a 24 anos de idade que não concluíram a 8ª série do Ensino Fundamental poderão se inscrever no ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária) até o dia 15 de novembro, pelo telefone 0800-642-7777 para terminar o curso.

Quatro pastas municipais - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria do Trabalho, Secretaria de Educação e Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude - estão implantando no município o ProJovem, um programa do Governo Federal.

A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral ao jovem, por meio de elevação de sua escolaridade (com a conclusão do Ensino Fundamental), sua qualificação profissional (com 21 cursos técnicos em áreas como Turismo e Hospitalidade, Construção e Reparos, Serviços Pessoais e Gráfica) e no desenvolvimento de ações comunitárias e reinserção social.

“Além de concluir o Ensino Fundamental, o jovem terá a chance de desenvolver trabalhos comunitários em prol da comunidade onde vive, fazendo jus à sua cidadania e usufruindo de seus direitos e deveres”, explica o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que considera de extrema importância esse trabalho intergeracional na comunidade, ou seja, as atividades reunirão pessoas de todas as faixas etárias.

Essas ações de fortalecimento comunitário e engajamento social dos jovens vêm ao encontro das diretrizes do programa Ação Família - viver em comunidade, um dos pilares da política pública da SMADS.

No ProJovem, a ação comunitária é baseada no binômio “cidadania e solidariedade”. Para isso, os jovens terão acesso a ações educativas, culturais e de valorização dos espaços de convivência social, dentro das 25 Estações da Juventude que serão implantadas e em locais na própria comunidade, como praças e centros comunitários. A intenção é que esses espaços se transformem em centros de referência para os jovens, que serão mobilizados pelos profissionais da área de assistência social.

Funcionamento

Os critérios para a inscrição no programa são: ter de 18 a 24 anos de idade; não estar matriculado em curso regular; não ter emprego formal; e ter concluído pelo menos a 4ª série do Ensino Fundamental.

Os jovens selecionados para a primeira turma deverão fazer a matrícula na Estação da Juventude indicada pelo governo, no período de 10 a 25 de novembro. Eles receberão uma carta do programa avisando o local da inscrição. As aulas começam no dia 5 de dezembro. Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 100, por um período de um ano, por meio de cartão bancário.

Nessa primeira turma, serão selecionados 15 mil jovens; na segunda, outras 15 mil, com previsão de início em janeiro de 2006. O tempo de permanência no programa é de 12 meses.

As aulas serão ministradas por equipes contratadas pelo programa, em escolas da rede municipal de ensino; e os cursos de qualificação profissional e as aulas de cidadania nas 25 Estações da Juventude.

Serviço

Evento: Programa ProJovem
Inscrição: até 15 de novembro
Tel.: 0800-642-7777
Critérios: ter de 18 a 24 anos de idade; não estar matriculado em curso regular; não ter emprego formal; e ter concluído pelo menos a 4ª série do Ensino Fundamental.