Curso ensina alunos da rede pública a evitar desperdício de alimentos

Nesta semana, uma 1ª oficina foi oferecida no sambódromo a 105 alunos que participam do programa São Paulo é uma Escola. Em 2006, o programa “Diga não ao Desperdício” vai chegar aos 21 CEUs.

O programa “Diga não ao Desperdício”, desenvolvido pela empresa Arno, vai chegar aos 21 CEUs no ano que vem. Parceria neste sentido foi fechada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e deve atender 50 mil alunos.

Nesta semana, uma primeira oficina foi oferecida no sambódromo a 105 alunos que participam do programa São Paulo é uma Escola. O curso foi dado por Mauro de Almeida e Jacqueline Cintra de Almeida, com supervisão de Juliana Preziosi.

Segundo Vera Lucia Real do Carmo, responsável pela Oficina Experimental de Alimentos, Horta, Meio Ambiente e Reciclagem, no sambódromo, a oficina foi gratificante. “Levamos às crianças conhecimentos nutricionais dos alimentos, sua importância e a parte de manipulação para melhorar a higiene e saúde”.

Vera informou ainda que os alunos receberam até dicas do que é mais conveniente comprar em supermercados quando o assunto é alimento. “As mães muitas vezes vêem até o sambódromo agradecer o conhecimento que adquirem com os filhos”, acrescentou.

Pelo acordo entre a SME e Arno, estudantes da rede municipal de ensino receberão oficinas de capacitação para aprender formas simples de melhor aproveitamento de frutas, verduras e legumes. Estão entre os objetivos do curso o fim do desperdício e a economia doméstica. Professores e demais interessados na comunidade também poderão participar.

O “Diga não ao Desperdício” existe desde 2001. Tem como público-alvo crianças de 6 a 12 anos e pretende que elas multipliquem, junto à família, a importância da reeducação alimentar e os mecanismos para evitar o desperdício de alimentos.

Os participantes recebem gibis com jogos, brincadeiras e pesquisas sobre os hábitos alimentares na família. Com os resultados, é elaborado um livrinho de receitas ensinando como melhor aproveitar esses alimentos, incluindo as cascas e os talos, em geral descartados.