Centro de Apoio ao Trabalho seleciona Papai Noel, Mamãe Noel e Noeletes

Foram pré-selecionados 126 candidatos,que participaram de um curso básico de qualificação profissional.

Em apenas quatro dias, 850 pessoas se inscreveram para disputar as 80 vagas de emprego temporário de Papai Noel, Mamãe Noel e Noeletes nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (programa da Secretaria Municipal do Trabalho).

Foram pré-selecionados 126 candidatos, que participaram na manhã de sexta-feira (11/11) de um curso básico de qualificação profissional. Durante três horas, os candidatos aprenderam sobre a história dos personagens, dicas de interpretação, noções de maquiagem e até como se relacionar com as crianças.

As exigências para os cargos são: boa comunicação verbal, carisma e vontade de trabalhar com o público. " É importante que o candidato passe uma imagem lúdica à população. O maior desafio, neste tipo de trabalho, é transmitir alegria e atrair a atenção até das crianças mais tímidas ou aquelas que não acreditam em Papai-Noel", afirma Silvio Ribeiro, que é responsável pela seleção final dos 40 Papai Noel, 20 Mamãe Noel e 20 Noeletes.

Desempregado desde 2001, Valtemis Lima é candidato a uma vaga de Papai Noel. " Apesar de nunca ter sido Papai-Noel, gosto de crianças e sei que vou desempenhar bem o papel do bom velhinho. Se for selecionado, vou conseguir proporcionar um Natal melhor para a minha família", revela Valtemis, de 60 anos.

A aposentada Maria José Bittencourt, de 77 anos, é candidata a vaga de Mamãe-Noel. Para ela, a possibilidade de ganhar uma renda extra no final de ano virá em boa hora. " Uma amiga sugeriu e achei a idéia muito boa. Gosto de crianças e nada melhor do que ter um dinheirinho extra no Natal", conta.

Para Vanessa Cristine dos Santos, a idéia de conseguir um emprego, mesmo que temporário, é bem vinda. "Quero muito que meus filhos me vejam fantasiada.Tenho certeza que eles vão sentir orgulho de ver a mãe deles como Noelete. O dinheiro extra também vai ajudar, pois no final do ano todos querem ganhar presentes", diz Vanessa, que tem 19 anos de idade e é mãe de dois filhos.

A convocação será feita por telefone nos próximos dias. A previsão é que os 80 candidatos aprovados no processo de seleção comecem a trabalhar ainda este mês nos shopping centers, hipermercados e supermercados da Capital. Segundo Silvio Ribeiro, os candidatos que se apresentarem um bom desempenho ainda terão a chance de ganhar um dinheirinho a mais trabalhando na véspera de Natal em casas de família.