Bombeiros simulam situação de risco no Pacaembu

Cerca de 300 bombeiros estarão no estádio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, onde serão simuladas correrias, quedas de alambrados e brigas entre torcedores.

Uma prática tradicional do Corpo de Bombeiros de São Paulo, realizada há mais de oito anos, está agendada para este domingo (13/11), no Pacaembu, que vai ser palco de um jogo, do qual se criará uma situação de risco. Será o Simulado de Briga, para encerrar a Semana Prevencionista de 2005.

Cerca de 300 bombeiros estarão no estádio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, onde serão simuladas correrias, quedas de alambrados, brigas entre torcedores, atos de vandalismo, explosão de bombas e o atendimento a vítimas, inclusive “mortos”.

“Montaremos um quadro com 20 pessoas em estado estável, outras 20 em estado grave e três mortas”, detalhou Paulo Lopes de Freitas, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e coordenador-geral da Simulação.

O jogo, entre bombeiros da capital e do interior da cidade, tem início previsto para as 9h45. A simulação acontece a partir das 10h e deve ter duração de uma hora.

“Contaremos com a presença de helicópteros para o socorro, além de médicos do Serviço de Atendimento Médico Urgente, fiscalização do CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), policiamento e 29 viaturas do Bombeiro”, ressaltou o tenente-coronel Freitas.

De acordo com ele, a ação do Corpo de Bombeiros tem sido extremamente eficaz para o preparo dos profissionais às situações reais. “Erros acontecem, e o simulado está aí para treinamos e evitá-los”.

O simulado no Pacaembu contará também com a presença de estudantes de medicina, enfermagem e educação física de 80 universidades. Quaisquer dúvidas durante o evento, conforme o aviso do coordenador geral, devem ser esclarecidas no dia com o capitão Mauro Lopes ou o tenente Palumbo.