Virada Cultural: São Paulo aberta 24 horas

Evento contará com a participação de todas as secretarias, com o objetivo de fazer o próprio paulistano desfrutar das qualidades que atraem os visitantes.

São Paulo não pára, nem dorme. E a partir deste ano ganhará um evento oficial com essas características. A Prefeitura de lança no próximo final de semana o evento "São Paulo 24h".

Será um dia inteiro de acesso ininterrupto a bares e programas culturais na cidade que concentra a mais rica e agitada vida cultural do país. A Cidade da Garoa tem mais de 50 shopping centers e 30 ruas de comércio especializado. Hoje, São Paulo responde por 20% das vendas de varejo e por 9,2% dos pontos de vendas de todo o Brasil.

Os números culturais seguem a mesma linha: são 265 salas de cinema, 92 teatros, mais de 70 museus, 11 centros culturais, além de salas de exposições e centenas de danceterias e barzinhos. A cidade, que passou a ser chamada de "Capital Mundial da Gastronomia", tem cerca de 12,5 mil restaurantes e 15 mil bares - mais do que Londres ou Paris, por exemplo -, com 46 tipos de cozinha, de todas as partes do mundo. A diversidade cultural de São Paulo se reflete em sua gastronomia. A imigração vinda de cada um dos cinco continentes trouxe consigo um pedaço de cada país.

Desembarcam em São Paulo, por mês, 1,345 milhão de pessoas, atraídas principalmente pelo Turismo de Negócios, que movimenta 90 mil eventos por ano na cidade, com 15 milhões de participantes: ocorre um evento a cada seis minutos na capital paulista, cerca de 75% dos eventos do País.

Das 170 feiras organizadas por ano em todo o Brasil, 107 são realizadas em São Paulo. Para receber tanta gente, há 50 mil vagas nos hotéis. A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) de São Paulo é a sexta do mundo em volume de contratos negociados, com lances médios diários de US$ 1,8 bilhão.

Há sempre opções de shows de artistas nacionais e internacionais, cinemas, teatros, e museus para todos os gostos. Os teatros da cidade oferecem 75 peças por noite. As salas de cinema são da melhor qualidade, com lançamentos mundiais de mega produções, mas também filmes de arte dos mais recentes festivais mundiais.

A cidade que recebeu o título de "Capital Mundial da Gastronomia", foi premiada justamente pela variedade e eficiência de seus serviços. De cantinas tradicionalmente italianas ao famoso pastel de bacalhau do Mercadão, São Paulo oferece opções para todos os gostos. A cidade que não pára permite peculiaridades gastronômicas a qualquer hora. É um dos poucos lugares onde se pode optar entre uma refeição indiana ou árabe 24 horas por dia, sete dias por semana.

A capital também agrega como um de seus principais títulos, o reconhecimento de ser a cidade com a melhor pizza do mundo, a capital brasileira com um maior número de restaurantes japoneses e churrascarias: uma marca da democratização culinária da cidade.Para os que preferem a boemia, a cidade oferece um menu de bares, pubs, cachaçarias, lounges, chill outs, snack bars, entre outros.

É confiando no potencial dessa grande capital que a Prefeitura investe no evento "São Paulo 24h". Todas as Secretarias estarão envolvidas no projeto. O objetivo é fazer o próprio paulistano desfrutar das qualidades que atraem tantos visitantes. Afinal, cultura e diversão são grandes qualidades da cidade da garoa.