Secretaria de Educação realiza o IV Congresso Municipal de Educação ''Contextos e Protagonistas''

Durante dois dias, educadores do Brasil e do exterior discutem a participação da sociedade na educação pública.

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Palácio das Convenções do Anhembi será palco da quarta edição do Congresso Municipal de Educação de São Paulo.

Norteado pelo tema “Contextos e Protagonistas”, o evento coloca em discussão as relações estabelecidas entre educadores, alunos, família, a escola e a cidade. O Congresso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pretende incentivar discussões que contribuam para esta reflexão dentro da Rede Municipal de Ensino.

O publico estimado é de cinco mil educadores no Anhembi. Mais sete mil educadores participarão do Congresso nos 21 CEUs, através de transmissão simultânea. E, por meio de uma parceria entre Embratel e Prodam, o público externo poderá assistir às palestras via satélite e pela Internet.

Os temas incluem desde palestras e conferências que discutem a interferência da violência no nosso desenvolvimento educacional a atividades culturais.

Temas

· A cidade e a escola: novos caminhos para uma antiga associação
· A música como instrumento pedagógico
· Contribuição dos indicadores institucionais para a formulação de políticas públicas
· Arte contemporânea na escola: uma parceria entre a escola e a cultura
· Os filhos do futuro
· Como provocar uma revolução na educação

Também haverá apresentação de pôsteres e papers (trabalhos) com temas livres das experiências educacionais bem sucedidas nas escolas da Rede. Os dez melhores trabalhos receberão prêmios.

É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação reúne importantes nomes internacionais que contribuem para a educação em um só evento. Estão convidados Philippe Perrenoud (França), Mariano Hernandez Enguita (Espanha), Nuno Rebelo dos Santos (Portugal), Eduardo Almeida Acosta (México), Mwalimu Shujaa (Estados Unidos), entre outros.

A programação cultural incluirá apresentações musicais, filmes e outras manifestações. Entre os muitos convidados, artistas e escritores como Carlos Heitor Cony, Lygia Fagundes Telles, Marcos Frota, Sílvio Baccareli, Carla Camurati e Rodolfo Konder.

Maestro Bacarelli e a peça Dona Escola abrem o evento Duas atividades culturais abrirão os trabalhos do primeiro dia: A Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente e a peça teatral Dona Escola. A sinfônica e o coral são projetos desenvolvidos pelo Instituto Bacarelli.

A primeira é resultado de uma parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio e proporciona a prática e o conhecimento de orquestra e repertório sinfônico aos jovens. O coral nasceu há cinco anos por meio de uma parceria com a Volkswagen, ensinando coral a crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, e do DER, de São Bernardo do Campo.

A atitude da escola diante da sociedade e como a sociedade deve enxergá-la é o principal tema da peça Dona Escola, espetáculo que já viajou o país inteiro. Projeto voltado para educadores, os personagens Programa Pedagógico e Comunidade, durante duas horas, tentam convencer Dona Escola – que está se sentindo deprimida, abandonada e desrespeitada – a rever seus conceitos e se abrir mais para o mundo externo.

O texto ressalta a hesitação em aceitar novos desafios de Dona Escola, presa a um passado que já não existe – porque o mundo mudou. Cabem ao Programa Pedagógico e Comunidade encorajá-la a sair de seus muros e conhecer os dias de hoje.

Programação cultural externa

Samba, arte circense, coral indígena, bandas e mamulengos são algumas das atrações culturais que darão um colorido especial ao Congresso. As manifestações vão acontecer nas portas de entrada e saída e no hall do Anhembi, das 7h às 18h.

Educom.rádio

Os alunos que participam do Programa Educom.rádio vão estar no Congresso produzindo material “jornalístico” sobre o evento.

Projeto da Secretaria Municipal de Educação, o Educom.rádio envolve 455 EMEFs desenvolvendo capacidades e habilidades de expressão oral e escrita, por meio de elaboração, produção e realização de programetes para a rádio da escola com curto alcance. Ao todo, participam da “cobertura” do evento 180 alunos de 3 EMEFs.

Apoio da Embratel possibilita transmissão via satélite A Embratel, por meio de parceria com a Prodam (Cia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) vai abrir, gratuitamente, a grade de programação do Instituto 21 para a transmissão do Congresso via satélite e via Internet. O conteúdo estará disponível no Canal 21 da parabólica, e pela Internet por meio do site http://portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br.