Boxe do Mais Esporte se prepara para definir campeões

As disputas das finais do Torneio de Boxe Mais Esporte, neste sábado (19), e têm início previsto para as 12h. Os campeões receberão troféu e medalha.

O Torneio de Boxe Mais Esporte caminha para o momento de decisão nos ringues. No sábado (19), serão realizadas as finais do evento, organizado pelo Programa Mais Esporte da Seme (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo), que tem por objetivo democratizar o acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva.

Iniciado em setembro, o torneio reuniu vários clubes de São Paulo para a disputa do “cinturão” - das categorias do boxe, somente peso pesado e super-pesado não participam da competição. Nas finais, lutarão pelo título: CEE’s Santo Amaro, Mooca, Pirituba, Tatuapé e Vila Guarani, COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), Santos, Bertioga, Guarani Atlético Clube, Academia Única e Academia Reebok.

A sede dos últimos confrontos será o CEE Santo Amaro, que deve receber cerca de 500 pessoas, de acordo com o técnico de boxe Cláudio Aires, um dos criadores do Torneio, ao lado de Messias Gomes. “Tivemos essa quantidade de público nas duas etapas classificatórias. Portanto, devemos mantê-la nas finais”, disse Cláudio.

Satisfeito com os resultados obtidos dentro e fora dos ringues na primeira edição Cláudio avisou que o ano de 2006 já tem a garantia da continuidade do campeonato. “Vamos, sim, seguir com o projeto no próximo ano. Antes de ser um esporte de combate, o boxe é uma forma de aprendizado de disciplinas de vida, como a ética desportiva e o respeito ao oponente, e nosso torneio tem sido uma ótima oportunidade para aumentar a divulgação desses preceitos. É também um ótimo programa para os boxeadores, que têm a chance de ganhar visibilidade”, destacou.

Um lutador que aproveitou o espaço para ser notado foi Milton Júnior, do CEE Santo Amaro. Vencedor de três combates no Torneio de Boxe, todos por nocaute, o boxeador lutará pelo título da categoria médio ligeiro (menos de 69kg). “Ele será uma das atrações nas finais”, avisa Cláudio.

Outro destaque na decisão será Cristiano Santos da Rocha, do COTP, categoria peso leve (-60kg). “Esse garoto é fera, um nome que promete trazer expressivas conquistas no esporte”, afirma Servílio de Oliveira, chefe de seção do departamento de boxe do espaço de formação de atletas, o qual completará 30 anos de existência em fevereiro de 2006.

“De todos nossos boxeadores, o Cristiano é o que está em nível mais avançado”, ressaltou o único brasileiro a conquistar medalha de boxe em Olimpíadas - foi bronze nos Jogos Olímpicos do México de 1968.

As finais do Torneio de Boxe Mais Esporte tem início previsto para as 12h. Os campeões receberão troféu e medalha pela conquista, além de reconhecimento e notoriedade para defender o cinturão em 2006.