Prefeito discute projetos para investimentos franceses em São Paulo

Prefeito se reuniu com presidente da região metropolitana de Paris para apresentar projetos de interesse da cidade.

O prefeito de São Paulo discutiu com o presidente da região francesa de Île-de-France (área metropolitana de Paris, composta por oito cidades), Jean-Paul Huchon, projetos de cooperação internacional que podem resultar em investimentos franceses em São Paulo. A reunião entre o prefeito e o presidente foi na segunda-feira (14/11), durante encontro em Paris.

A Prefeitura apresentou cinco projetos de interesse da Prefeitura ao dirigente francês: a construção de um Centro Cultural e de Capacitação na Subprefeitura de Cidade Tiradentes; avaliação e reestruturação do Ensino Médio Profissionalizante nas escolas do município; a implantação de um banco de dados para investidores que queiram atuar em São Paulo; o mapeamento das atividades e centros ligados às áreas de saúde e biotecnologia, visando atração de novas empresas nesse ramo; e financiamento de micro-crédito para população de baixa renda.

Segundo a Secretaria de Relações Internacionais, o presidente de Île-de-France avaliou como positivas as propostas da Prefeitura. Quando aprovados, os projetos podem gerar investimentos de pelo menos 5 milhões de euros ao município, com início previsto para meados do ano que vem.

Há um mês, a Prefeitura já havia encaminhado um documento ao governo daquela região listando os projetos de interesse da capital paulistana. No encontro com Jean-Paul Huchon, o prefeito reiterou o interesse no desenvolvimento dos projetos, que foram listados levando-se em conta a demanda e potencial de cada área.

Assim, o Centro Cultural de Cidade Tiradentes visa suprir a carência de equipamentos de lazer nessa região de São Paulo, enquanto a reestruturação do Ensino Médio tem por objetivo dar melhores condições de emprego aos alunos, readaptando os cursos para a realidade do mercado de trabalho.

A outra idéia debatida em Paris, foi fazer o levantamento das empresas de saúde e biotecnologia que atuam na cidade. O mapeamento serviria como uma plataforma para expor o potencial e a qualidade de centros e profissionais do ramo em São Paulo. O estudo serviria como um portifólio para novos negócios.

No intercâmbio entre São Paulo e a região francesa também está agendada a visita de dois representantes de Île-de-France para participarem da “Virada Cultural” (maratona de cerca de 250 eventos culturais que vão ocorrer em diversos pontos da cidade ao longo de 24 horas, no próximo fim de semana), quando voltarão a discutir sobre os convênios com a Prefeitura paulistana.