Subprefeitura da Sé realiza Operação Nova Luz

Começa hoje (17/11) quarta força-tarefa da Subprefeitura da Sé na região. A Operação Nova Luz vai fiscalizar se estabelecimentos continuaram ilegais ou regularizaram sua documentação junto à Prefeitura.

A Subprefeitura da Sé inicia nesta quinta-feira (17/11) a Operação Nova Luz, que vai fiscalizar estabelecimentos que funcionam ali, em grande parte usados pelo tráfico de drogas. É a quarta força-tarefa realizada este ano, reunindo diversos órgãos municipais e estaduais para combater irregularidades na região, que há anos sofria com o abandono das autoridades públicas.

Segundo a subprefeitura, 38 hotéis estão sendo vistoriados desde as 8h, dos quais 15 já foram interditados em operações anteriores – eles serão novamente fechados se for constatado que voltaram a funcionar ilegalmente. Outros 23 hotéis têm ação fiscalizatória em andamento e se não estiverem com suas licença de funcionamento em dia, serão interditados pela Subprefeitura. O Contru também irá verificar se há riscos de segurança na estrutura dos estabelecimentos.

Com a participação de 13 órgãos e um efetivo diário de 200 pessoas, a Operação Luz acontece no perímetro formado pela avenida Duque de Caxias, rua Mauá, rua General Couto de Magalhães, avenida Cásper Líbero, avenidas Ipiranga e Rio Branco, incluindo também o perímetro compreendido entre as avenidas São João, Ipiranga e Duque de Caxias, com a base da Polícia Militar na Praça Júlio Prestes. Além de vistoriar os estabelecimentos, a operação também verifica furto de energia elétrica, de água, infrações de trânsito, comércio ilegal e outras irregularidades.

Desde março, quando foi realizada a primeira operação, mais de 300 estabelecimentos já foram vistoriados na região da Luz dos quais 59 foram interditados por falta de licença de funcionamento, por problemas de segurança ou falta de higiene, tais como hotéis, bares, ferros-velhos, agências de turismo etc. A região tem apresentado melhoras e o espaço público voltou a pertencer à população. "Enquanto os problemas ali existirem, vamos combatê-los", afirma o subprefeito da Sé e secretário de Serviços , responsável pela revitalização de toda a região central de São Paulo.

"Neste perímetro específico, estamos atraindo empresas de alta tecnologia e escritórios, oferecendo benefícios e preparando um projeto urbanístico de recuperação", diz o subprefeito, referindo-se ao projeto de lei que está na Câmara Municipal para reduzir impostos municipais a empresas de ramos como informática, serviços, educação, cultura, tecnologia etc que se instalarem ali.

Também foi publicado em outubro no Diário Oficial da Cidade um decreto da Prefeitura de São Paulo considerando o perímetro de utilidade pública, o que significa que no futuro alguns imóveis podem ser desapropriados dentro de um plano para melhorar a região.

Participam da Operação Nova Luz os seguintes órgãos: Subprefeitura da Sé, Guarda Civil Metropolitana, Policia Civil, Policia Militar, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Departamento de Limpeza Pública (Limpurb), Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Departamento de Transporte Público do Município de São Paulo (DTP), Sabesp, Eletropaulo, Contru,Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Serviço

Operação Nova Luz
Local:
Base móvel das Polícias Militar e Civil, na Praça Júlio Prestes
Data: 17/11