Combate à dengue terá uma semana inteira de ações em São Paulo

A Semana Metropolitana de Combate à Dengue começa no sábado (19/11), o ''Dia D'', e termina só no dia 25. Ações intensivas vão ocorrer em toda a Grande São Paulo no 1º trabalho conjunto entre as secretarias estadual e municipal de Saúde.

Pela primeira vez, os governos estadual e municipal unem-se no combate ao mosquito da dengue (através da Sucen e Covisa, órgãos das Secretarias de Saúde), que realizam a Semana Metropolitana de Combate à Dengue entre os dias 19 e 25 de novembro.

Neste período, haverá mobilização de 39 municípios da região metropolitana da Grande São Paulo, incluindo a Capital. O trabalho começa no sábado (19/11), no chamado ''Dia de combate à Dengue''.

O objetivo da mobilização é refrear o movimento migratório do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O foco principal da atuação conjunta se concentrará nas regiões de divisa entre municípios e distritos administrativos da Capital.

Durante os dias de campanha intensiva, a rede municipal espera contar com a população para que ela faça a parte que lhe cabe, em suas residências, escolas, associações comunitárias e locais públicos.

Trabalho permanente

Em 2005, a Prefeitura disponibilizou o serviço 156 para dúvidas de munícipes, realizou visitações residenciais e analisou os possíveis criadouros do mosquito da dengue. Hoje, cerca de 1.300 agentes atuam diretamente junto ao público.

Indiretamente, a rede municipal de saúde conta com mais de 3 mil agentes comunitários ligados às 396 Unidades Básicas de Saúde, que também alertam a população sobre os sintomas.

Combate

No ano de 2004, foram constatados 10 casos de dengue contraídos no município e 88 trazidos de outras localidades. Neste ano, registros mostram que 34 pessoas foram contaminadas pelo mosquito dentro do município. Os casos importados de outras regiões são 183.

Entendendo a necessidade de reforçar o combate ao mosquito transmissor, a Prefeitura de São Paulo está ampliando o quadro de agentes de zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde com mais 167 profissionais, prevendo mais mil novas contratações de agentes para 2006.

Prevenção

Para fugir da dengue, é fundamental a participação e apoio da população tanto na "Operação Cata Bagulho" (que ocorre periodicamente em toda a cidade) como em suas casas, adotando mudanças de hábitos importantes para a eliminação de criadouros do mosquito - principalmente pontos estratégicos que acumulam água limpa.

Confira algumas medidas preventivas:

- Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas;
- Lavar e trocar, semanalmente, a água de recipientes com plantas, vasos com flores e outros;
- Manter baldes, bacias, garrafas e vasilhames em geral sempre com a boca para baixo;
- Lavar e trocar a água dos bebedouros de animais domésticos como cães, gatos e pássaros;
- Tampar bem reservatórios ou caixas d’água. Em casos de tampas quebradas, cobrir com plástico e amarrar bem - Lavá-la a cada 6 meses;
- Latas, potes de iogurtes, embalagens plásticas, tampas de garrafa e descartáveis devem ser colocados em sacos plásticos bem amarrados;
- Evitar todo e qualquer tipo de acúmulo de água dentro e fora de casa.