Começa o último dia de debates entre os educadores de São Paulo

O IV Congresso Municipal de Educação acontece no Palácio das Convenções do Anhembi e tem, entre seus objetivos, incentivar discussões que contribuam para a reflexão dentro da Rede Municipal de Ensino.

A quarta edição do Congresso Municipal de Educação de São Paulo, que este ano tem como tema "Contextos e Protagonistas", termina nesta quinta-feira (18/11). Uma realização da Secretaria Municipal de Educação, o encontro reúne especialistas do Brasil e exterior para discutir, dentre outros temas, a participação da sociedade na educação pública.

O encontro acontece no Palácio das Convenções do Anhembi e tem, dentre seus objetivos, incentivar discussões que contribuam para esta reflexão dentro da Rede Municipal de Ensino.

Com um público estimado em cinco mil educadores no Anhembi, o encontro deve reunir sete mil educadores nos 21 CEUs, através de transmissão simultânea. E, por meio de uma parceria entre Embratel e Prodam, o público externo poderá assistir às palestras via satélite e pela Internet.

A cidade e a escola: novos caminhos para uma antiga associação, a música como música como instrumento pedagógico, contribuição dos indicadores institucionais para a formulação de políticas públicas e como provocar uma revolução na educação estão entre os assuntos abordados.

Dentre os especialistas estrangeiros convidados, o IV Congresso trouxe ao país educadores como Mariano Hernandez Enguita (Espanha), Nuno Rebelo dos Santos (Portugal), Eduardo Almeida Acosta (México) e Mwalimu Shujaa (Estados Unidos).

Oportunidades

Ontem (17), uma visão positiva e também crítica da profissão foi apresentada na abertura dos trabalhos. O trabalho foi aberto pelo secretário municipal de Educação e teve à mesa, dentre outras autoridades, o vice-governador de São Paulo - Cláudio Lembo, o secretário estadual da Educação - Gabriel Chalita, e o presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo - Roberto Trípoli.

"Um congresso é uma feira do saber", disse o secretário. Ao apresentar a série de trabalhos, o secretário elogiou a criatividade da rede municipal de ensino e disse que o resultado de um congresso "é a apropriação de conhecimento, onde se pode trocar experiências".

"A dívida com a educação é grande no país, não só com os jovens", disse ele, para quem 12% de analfabetismo é um índice visto há 100 anos nos países desenvolvidos. Lembrando que a escola é o único território onde às vezes se muda a sociedade, a dívida também é grande com os professores. O secretário deu um balanço positivo da situação da rede e disse que com esses predicados ''a escola tem que cumprir sua responsabilidade social''.

Serviço

IV Congresso Municipal de Educação
Data: 17 e 18 de novembro
Local: Palácio das Convenções - Anhembi
Endereço: Rua Professor Milton Rodrigues - 100 (Entrada pelo portão 35 da Olavo Fontoura)


Leia mais

Clique aqui para assistir online ao Congresso

Fique por dentro do Congressso ''Contextos e Protagonistas''

Congresso começa como oportunidade de debates para os educadores

Festa cultural marca início do Congresso de Educação

Palestrante espanhol fala sobre mudanças

Confira a programação do último dia