Fique por dentro do evento que vai virar São Paulo

Com mais de 3.000 artistas já confirmados, programação terá shows, cinema, concertos, exposições, dança e muita diversão para todos os gostos e idades. Tom Zé, Paulo Vanzolini, Elza Soares e Fortuna são alguns dos artistas que se apresentam na região central. Realizado pela prefeitura de São Paulo, o projeto vai levar uma extensa programação para toda a cidade durante 24 horas seguidas.

Das 14 horas do dia 19 às 14h do dia 20 de novembro São Paulo vai respirar cultura, arte e lazer sem interrupção, por 24 horas. Inspirada nas Noites Brancas de Paris, Madri e Roma, a cidade terá a primeira edição da Virada Cultural. O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Já estão confirmadas apresentações de mais de 3.000 artistas em mais de uma centena de pontos diferentes da cidade.

Na região central, será reaberta a passagem subterrânea da Rua da Consolação, nas imediações da Avenida Paulista, que passará a abrigar a Galeria de Livros. A inauguração acontece no sábado, às 18h30, mas a partir das 14h os livreiros já estarão no local.

Duas apresentações lítero-musicais marcam a abertura da Galeria: Andares Andrades, que explora o universo poético dos autores modernistas Mario e Oswald de Andrade; e Moda à Terra, uma homenagem a cantadores e trovadores. Andares Andares, com Nilson Muniz e Ricardo Nash, será apresentada às 18h30; Moda à Terra, com Nash, às 20h30.

O Vale do Anhangabaú terá 24 horas de shows ininterruptos. Com a paeticipação de músicos e cantores como Antônio Nóbrega, Tom Zé, Paulo Vanzolini, Eduardo Gudin, Elza Soares e dos grupos Premeditando o Breque, Banda Mantiqueira e Clube do Balanço, o espetáculo terá duração de 24 horas. As atrações são gratuitas.

Outras grandes atrações no centro serão as apresentações da cantora Fortuna, no Teatro Municipal, e a volta do Mercado Mundo Mix, na Praça Roosevelt. Na sala Paissandu, o artista catalão Arnau Vilardebó fará a performance "Nacen Dioses" e, na Praça da Luz, sobem ao palco a banda Arruda Brasil e Adilson Godoy.

O Largo São Francisco será o cenário para um cortejo byroniano dos alunos da Faculdade de Direito. A lona de um circo toma conta do Largo do Paissandu, que abrigará a exposição Palhaço Piolim e um espetáculo circense. O bloco carnavalesco Banda do Candinho e o Trem Elétrico vão animar as ruas do Bixiga e a rua Augusta.

Espaços que compõem o circuito alternativo de teatro e espetáculos no centro da cidade também participam da maratona, como a Galeria Olido, o Teatro dos Satyros, o Recriarte Bijou, o Studio 184 e o Next.

Ainda como parte da programação na região central, o Mercado Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade terão apresentações de teatro e música e o Sesc Consolação funcionará em horários alternativos para as duas peças que estão em cartaz: "Essa Nossa Juventude" e "Prêt-à-Porter".

Infra-estrutura

Para atender à grande demanda da Virada Cultural, todas as linhas de ônibus estarão funcionando durante o evento e a SPTrans colocará reforço nas linhas noturnas. Alguns trens da CPTM também funcionarão durante a madrugada, atendendo inclusive cidades da Grande São Paulo.

A segurança também será reforçada. A Guarda Civil Metropolitana trabalhará com grande parte de seu efetivo, assim como a Policia Militar. Haverá ainda 25 ambulâncias de remoção e UTI espalhadas pela cidade.

Sobre a Virada

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, sob o comando da Secretaria Municipal da Cultura e SPTuris, a Virada Cultural tem a parceria do Sesc e da Secretaria de Estado da Cultura e vai mobilizar, além de artistas e produtores culturais, o Metrô, com estações atendendo 24 horas; a SPTrans, a Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar, além de museus, teatros, cinemas, discotecas, bares, restaurantes e hotéis.

Para conhecer toda a programação ou aderir ao projeto, basta acessar o site www.viradacultural.com.br. A programação oficial é gratuita, com exceção de algumas peças de teatro, que terão preços populares.