CEUs sediam peça estrelada por Regina Braga este mês

''Um porto para Elizabeth Bishop'', monólogo escrito por Marta Góes, começa temporada gratuita nesta terça-feira (22/11) em seis CEUs, sempre às 19hs e 21hs. Confira a programação.

O monólogo ''Um porto para Elizabeth Bishop'' começa temporada gratuita nesta terça-feira (22/11) em seis CEUs, sempre às 19hs e 21hs. Escrita pela jornalista Marta Góes especialmente para que fosse interpretada pela atriz Regina Braga, a peça conta a vida da poetisa americana nos 15 anos em que viveu no Brasil, de 1952 a 1967. Conta também sobre sua relação amorosa com a arquiteta e urbanista Lota Macedo Soares. A direção é de José Possi Neto.

O texto de Marta Góes realça a profunda transformação que a escritora viveu durante o período brasileiro, provocada pela convivência com uma cultura diferente da sua e pelas doses intensivas de paixão, carinho e proteção que encontrou em Lota. O tema principal da peça é a reconstrução emocional de Elizabeth, que ao desembarcar no Brasil aos 40 anos estava profundamente deprimida e alcoólatra.

Um tema secundário explorado no texto é o Brasil: a maneira como ele é apreendido por um olhar estrangeiro. Elizabeth Bishop (1911-1978) ganhou o prêmio Pulitzer de poesia em 1956 e está entre os maiores nomes da poesia americana do século XX.

A intenção de levar Um porto para Elizabeth Bishop aos CEUs se insere na política da atual administração de levar espetáculos de qualidade aos Centros de Educação Unificados. Além das manifestações culturais dos próprios alunos e comunidade do entorno, os 21 CEUs da rede já apresentaram, dentre outros, Coração Bazar, com Regina Duarte, Chega de História, com Tônia Carrero e o festival Denise Stoklos.

Sobre a atriz

Desde que se formou na Escola de Arte Dramática da USP, em 67, Regina Braga, atriz com dois Moliéres no currículo e vários trabalhos em televisão, já atuou em mais de 20 peças, com destaque para A Cantora Careca, de Eugéne Ionesco, e O Interrogatório, de Peter Weiss. Em 89, estrelou ao lado de Irene Ravache a peça Uma relação tão delicada, de Loleh Bellon. Em 98 fez À Margem da Vida, de Tennessee Williams, com direção de Beth Lopes.

Programação nos CEUS

Novembro: Perus (22)
São Mateus (23)
Meninos (24)
Aricanduva (29)
Cidade Dutra (30)
Dezembro: Atlântica (01)