Prefeitura lança currículo on-line para pessoas com deficiência

O formulário para preenchimento está disponível na internet e será automaticamente enviado para o banco de dados do Centro de Apoio ao Trabalho. A iniciativa vai facilitar o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho.

Várias barreiras separam as pessoas com deficiência da sociedade. Uma grande parte delas está ligada à falta de acessibilidade, no sentido real do termo: acessibilidade à informação, ao lazer, à educação, à saúde, ao transporte e, principalmente, ao emprego.

Por isso, desde o início deste ano, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), vem implementando políticas públicas e programas para melhorar essa situação.

Uma dessas ações, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, foi incluir nos Centros de Apoio ao Trabalho, projeto da SMTRAB, um programa para tornar acessível o emprego também às pessoas com deficiência. Nesses centros há uma sala adequada para o recebimento dessas pessoas, com profissionais treinados para o atendimento em qualquer situação, inclusive com treinamento na linguagem brasileira dos sinais - Libras.

Para facilitar ainda mais o acesso da pessoa com deficiência a esse banco de dados, que já foi especificamente criado pelo Centro de Apoio ao Trabalho, a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria Municipal do Trabalho se uniram para lançar o currículo on-line, uma ferramenta para a inclusão profissional dos paulistanos que têm alguma deficiência.

Inscrições

O formulário está disponível através dos endereços eletrônicos da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal do Trabalho. Os interessados devem preencher todos os campos do formulário on-line. Para isso, devem ter em mãos o laudo médico contendo o CID (Código Internacional de Doenças) e um documento de identificação. Apenas os maiores de 16 anos poderão se inscrever neste programa.

A oportunidade de implementar projetos que cruzem a necessidade do empregador com a necessidade do empregado que tem alguma deficiência vem suprir uma demanda gerada pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, mais conhecida como "Lei de Cotas", que tornou obrigatória a contratação de pessoas com deficiência pelas empresas que tenham 100 ou mais funcionários. Essa lei funciona como ferramenta facilitadora do resgate dos direitos e valores das pessoas com deficiência.

Centro de Apoio

O Centro de Apoio ao Trabalho é um projeto da SMTRAB financiado com verba do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), através de convênio firmado entre a Secretaria Municipal do Trabalho e o Ministério do Trabalho.