Subprefeitura promove mediação de conflitos em Santana

O atendimento, feito por psicólogas voluntárias, é destinado às pessoas que estão envolvidas diretamente em uma situação de conflito e que desejem solucioná-lo. Para ter acesso ao serviço, basta agendar horário.

A Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, em parceria com o Instituto Familiae, uma associação sem fins lucrativos, promove encontros de “Mediação de Conflitos”, às quartas-feiras, quinzenalmente, na sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, das 14 às 17 horas.

O atendimento é destinado às pessoas que estão envolvidas diretamente em uma situação de conflitos, ambas com desejo de resolução. É realizado por psicólogas e terapeutas voluntárias, e direcionado a qualquer pessoa da comunidade, gratuitamente.

Para ter acesso a esse serviço, a comunidade deve agendar um horário através do telefone 3037-7652.

Mediação

A mediação pode ser usada para qualquer tipo de conflito: guarda de filhos, divisão de bens, desentendimentos entre pais e escola, professor e aluno, patrão e empregado, vizinhos, etc.

O atendimento é realizado por profissionais capacitados, que através de técnicas específicas facilitam a negociação, onde todos ganham e o sentimento de justiça é preservado. Através da mediação, as pessoas podem encontrar novas maneiras de lidar ou evitar as brigas. O método utilizado pelas profissionais é a Mediação Transformativa, onde o acordo é encarado como uma possibilidade, e não uma finalidade.

A mediação é centrada no interesse das partes, e não nas posições; busca restabelecer a comunicação entre as pessoas em conflito mediante a facilitação do diálogo, promovida pelo mediador, transformando uma relação adversarial em colaborativa e pode ser instaurada em qualquer fase do conflito.

Com a terapia, as pessoas conflitadas passam a perceber que mesmo pensando diferente do outro, é possível encontrar soluções viáveis e satisfatórias para ambos; que novos caminhos podem ser abertos para as negociações, baseados na escolha das partes envolvidas.

Muitas vezes os sentimentos de mágoa, raiva, incompreensão, tristeza, inquietação e a sensação de estar sendo deixado para trás impedem as negociações. A participação de um elemento neutro torna-se importante para ajudar a encontrar novas formas de relacionamento, para que cada um possa sentir-se compreendido, escutado e respeitado nos seus desejos. Além disso, a rapidez com que é resolvido o conflito acaba permitindo que as pessoas possam viver outras possibilidades, recomeçando a vida e voltadas para outros interesses.

Serviço

Mediação de Conflitos
Data:
quinzenalmente, às quartas-feiras
Horário: das 14h às 17h
Local: Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Endereço: Avenida Tucuruvi, 808 – 3º andar
Informações: 3037-7652