Subprefeitura no Dia Nacional de Combate à Dengue

Realização de passeata e operação cata-bagulho marcam participação na campanha nacional contra o mosquito causador da doença.

Com faixas, cartazes e informativos alusivos aos males causados pelo mosquito aedes aegypti, principal transmissor do vírus da dengue, voluntários da comunidade e alunos da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid - participaram de passeata no último sábado (19/11), pelas ruas dos distritos do Pari e do Brás. Entre os principais objetivos da manifestação, constava chamar a atenção da população local para o “Dia D” de combate à dengue, conscientizando-os sobre os riscos da doença e ações individuais contra a proliferação do vírus.

A caminhada terminou na Unidade Básica de Saúde do Pari, na Rua das Olarias, onde o grupo foi recebido pelo Subprefeito da Mooca, por Arnaldo Gonçalves, conselheiro gestor e pela diretora da Unidade. Lá foi apresentado material áudio-visual que embasou as discussões e esclarecimentos à comunidade sobre o tema.

A Subprefeitura da Mooca, para realçar a importância do dia nacional contra a doença, realizou uma operação cata-bagulho nos referidos distritos, que concentram graves problemas de descarte clandestino de lixo. Foram recolhidos, nas ruas do Pari e do Brás, 20 toneladas de entulhos e grandes volumes como móveis, pneus, eletrodomésticos, entre outros materiais inservíveis. Participaram dos trabalhos 20 agentes da subprefeitura e utilizados 8 caminhões.

A participação da população no processo de eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença é fundamental. É necessário, portanto, eliminar do ambiente doméstico recipientes que possam acumular água parada, manter as lixeiras e tanques de água tampados, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar guardar objetos que possam acumular água da chuva, manter garrafas vazias secas e de cabeça para baixo, e evitar manter plantas em vasos com água.