Cidade de São Paulo participa de encontro internacional de prefeitos

Pela primeira vez uma cidade latino-americana participou da Urban Age - European Mayors 2005. Outras 12 cidades da Europa e Estados Unidos estiveram representadas.

Realizado em Londres entre os dias 11 e 13 de novembro, o Urban Age - European Mayors 2005, encontro internacional que reúne prefeitos da Europa e convidados dos Estados Unidos para debaterem temas como Juventude e Saúde, contou pela primeira vez com a presença de uma cidade latino-americana.

São Paulo foi convidada a participar da conferência e optou por apresentar o Programa Saúde da Família (PSF) e a sua aplicação prática. Por motivo de agenda, o prefeito foi representado pela secretária de Relações Internacionais.

Estiveram reunidos representantes de 13 cidades: Amsterdan, Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Copenhagen, Edimburgo, Gdansk, Glasgow, Londres, Manchester, Nápoles, Washington DC. e São Paulo.

Em sua apresentação, a secretária apresentou um raio x da cidade, incluindo dados sobre a localização geográfica, crescimento populacional nos últimos 50 anos, renda familiar, urbanização e seus contrastes (como a presença de favelas ao lado de condomínios fechados), entre outros.

Para contextualizar a atuação das equipes do Programa Saúde da Família, a Secretária indicou onde estão localizados os centros de saúde. A Cidade Tiradentes, considerada o maior complexo habitacional da América Latina, foi escolhida para mostrar na prática o funcionamento do Programa.

Por meio de fotos e relatórios de acompanhamento dos trabalhos realizados, os demais participantes do seminário puderam conhecer os resultados e trocar experiências.

O European Mayors 2005 é organizado pela London School of Economics and Political Science - Cities Programme, Aula Barcelona, Alfred Herrhausen Society e LSE London Development Workshop.

Programa Saúde da Família

O Programa Saúde da Família tem o objetivo de oferecer à população mais do que apenas atendimento médico; ele visa conscientizar a comunidade sobre temas de interesse comum, como a importância da prevenção a doenças, planejamento familiar, exames de pré-natal e aleitamento materno, nutrição, violência doméstica, drogas e reabilitação.

Atualmente, São Paulo conta com 685 equipes de trabalho compostas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de saúde e até seis agentes comunitários. Cada equipe atende cerca de 3.450 pessoas por mês, correspondente a 25% da população.

O atendimento e tratamento médico, em muitos casos, são realizados na própria comunidade, o que reduz o tempo de espera nos hospitais.

Outro benefício do PSF é a redução dos custos com tratamentos de doenças que podem ser facilmente prevenidas com informação e cuidados básicos de higiene. Os recursos economizados são investidos no aprimoramento e expansão dos atendimentos.

Para o próximo ano, uma parceria com a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente vai oferecer um treinamento especial aos agentes comunitários. O objetivo é dotá-los de informação sobre conscientização e preservação ambiental, qualidade de vida, reciclagem, poluição, ecossistemas entre outros quesitos.