Subprefeitura de Pirituba reforma 5.800 m² de calçadas

O Programa Passeio Livre foi lançado em maio deste ano com o objetivo de padronizar as calçadas de São Paulo e proporcionar maior acessibilidade aos transeuntes.

O prefeito de São Paulo visitou nesta quinta-feira (24/11) o Programa Passeio Livre implantado em Pirituba, Zona Norte, onde a subprefeitura local e a associação comercial se uniram para reformar 5.800 m² de calçamento nas avenidas Benedito de Andrade, Paula Ferreira e Mutinga.

Na parceria, a subprefeitura ficou responsável pela quebra e remoção das calçadas existentes, preparação de “caixas” para colocação do novo piso, nivelamento, troca de guias e tampas de boca-de-lobo danificadas, investindo R$ 49,00 por metro quadrado. Os proprietários dos imóveis arcam com a mão-de-obra, piso e acabamento, a um custo de R$ 40,00 por metro quadrado.

“A calçada é responsabilidade do morador. Aqui nós fizemos um trabalho conjunto, até para homogeneizar e fazer uma calçada mais agradável”, disse o prefeito.

O Programa Passeio Livre foi lançado em maio deste ano com o objetivo de padronizar as calçadas de São Paulo e proporcionar maior acessibilidade aos transeuntes. Em toda a cidade, 120 mil metros quadrados de calçadas estão em reforma.

“É muito importante, mas é um grão de areia ainda. Nós queremos que esta idéia tenha um efeito multiplicador”, afirmou o prefeito. A prefeitura tem dado o exemplo reformando as calçadas de escolas, cemitérios e outros prédios públicos municipais.