São Paulo recebe festival de cinema de Veneza

Em dezembro, o festival Venezia Cinema Italiano traz a São Paulo seis filmes, além da cópia restaurada do clássico Casanova, de Federico Fellini, com a presença do presidente da Bienal de Veneza, Davide Croff.

A Biennale di Venezia vai desembarcar na próxima semana em São Paulo com a mostra Venezia Cinema Italiano, que a Prefeitura organiza de 1 a 7 de dezembro no Cine Olido, apresentando uma seleção dos filmes italianos que participaram da 62ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica (realizada em Veneza em agosto e setembro últimos).

Serão exibidas seis novas películas italianas e a versão restaurada de Casanova, de Federico Fellini. Para a ocasião, vêm à cidade o presidente da Bienal de Veneza Davide Croff, o diretor executivo do setor de cinema Luigi Cuciniello, o embaixador da Itália no Brasil Michele Valensise e a embaixatriz, Elena Valensise.

O evento é uma parceria da Embaixada da Itália no Brasil, Subprefeitura da Sé e Secretaria de Cultura de São Paulo com patrocínio da Tim, apoio do Istituto Italiano di Cultura em São Paulo e da Cineteca Nazionale do Centro Experimental de Cinematografia Italiano. Venezia Cinema Italiano, que também acontece em Brasília, é gratuito e os ingressos das sessões poderão ser retirados na bilheteria do Cine Olido a partir de sábado (26/11).

Para abrir a mostra Venezia Cinema Italiano, na quarta-feira (30 de novembro), será realizada coletiva de imprensa com a presença do prefeito de São Paulo, do secretário de Serviços e subprefeito da Sé, do secretário de Cultura, além de Davide Croff, Luigi Cuciniello e Michele Valensise. No dia seguinte, uma mesa-redonda será organizada antes da primeira sessão, com a presença de Croff, Cuciniello e do secretário de Cultura (veja a programação completa abaixo).

Premiados

O Festival de Veneza é o mais antigo festival cinematográfico do mundo e neste ano completou sua 62ª edição. Dentre os filmes que serão exibidos está La bestia nel cuore, da diretora Cristina Comencini, em que a atriz Giovanna Mezzogiorno ganhou prêmio de melhor atriz no festival de Veneza.

O filme foi também o indicado pela Itália para concorrer a uma vaga na disputa do melhor filme estrangeiro no Oscar. La bestia nel cuore protagonizou uma polêmica no festival: em razão de suas cenas de homossexualismo entre mulheres havia sido proibido para menores de 14 anos, o que dificultaria a sua disputa por prêmios. Para solucionar o problema, teve seu final alterado e liberado para todas as faixas etárias.

O filme Mary, de Abel Ferrara, foi vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza. A obra é uma imersão na religiosidade contemporânea. Dentre os que participaram da competição oficial do festival estão La Seconda Notte di Nozze, de Pupi Avati e I Giorni dell’Abbandono, de Roberto Faenza, este exibido na última Mostra BR de Cinema. A mostra inclui também os filmes Texas, do diretor Fausto Paravidino, Musikanten de Franco Battiato e uma cópia restaurada de Casanova de Fellini. Estão previstas duas projeções de cada filme.


Leia mais

Confira a programação

Confira a sinopse dos filmes