Valorização da Mulher é tema de seminário em Parelheiros

Iniciativa da Subprefeitura será realizada no próximo sábado (26/11) e antecipa a inauguração do Centro de Cidadania da Mulher.

A Subprefeitura de Parelheiros promove neste sábado (26/11), às 8h30, o Seminário Preparatório da Mulher. O objetivo é a valorização da mulher através do debate de temas relacionados ao bem-estar e desenvolvimento, como cidadania, empreendedorismo, saúde, direitos, família e violência doméstica. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde, uma a cada três mulheres são vítimas de violência em São Paulo, 29% do total.

O encontro será realizado na Subprefeitura Parelheiros (Avenida Sadamu Inoue, nº5252, Jardim dos Álamos) e terá palestras e oficinas com especialistas da Rede Mulher de Educação, PUC-SP, Casa Eliane de Grammont, Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal da Saúde - DST/AIDS, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Associação Horizonte, da região de Parelheiros.

O Seminário será uma oportunidade para a divulgação do Centro da Cidadania da Mulher - o primeiro da América Latina - que será inaugurado no dia 10 de dezembro. A proposta é que o novo centro seja referência para toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Confira a programação completa

8h30
– Credenciamento
9h - Abertura
10h30 - Grupo de Teatro/Cooperativa Paulista de Teatro
11h - Conferência Principal - Tema: “Cidadania da Mulher”, com Dra. Maria Lúcia da Silveira, Doutora em Sociologia pela PUC-SP e especialista em Gênero e Cidadania
12h - Almoço
13h - Oficinas Temáticas: Objetivo - relacionar os temas abaixo com a questão cidadania da mulher. As sínteses dos grupos devem ser refletidas nas propostas de superação dos problemas frente ao protagonismo cidadão da mulher, como será tratado na conferência principal.
1. A saúde e a cidadania da mulher
Direito à informação sobre os temas de saúde e responsabilidade pelo próprio corpo. Facilitadoras: Dra. Maria Aparecida Akiko Okada, Cirurgiã Dentista da Coordenadoria de Saúde SP-PA, e Dra. Elenice Castelli Conceição, Psicóloga do DST/AIDS Cidade Dutra.
2. Os direitos da mulher cidadã
Garantias Constitucionais da mulher e as obrigações relacionadas à participação cidadã da mulher. Facilitadoras: Dra. Erezina Maria da Costa Fantoni, Delegada da 99ª D.P. Campo Grande, e Dra. Marly Mauricio Tavares, Delegada da 99ª D.P. Campo Grande
3. A família e a mulher
O papel social da mulher na família e na sociedade. Facilitadoras: Sra. Hilda Fadiga de Andrade, Assistente Social, Sócia Educadora da Rede Mulher de Educação, e Sra. Anna Maria Azevedo, Assistente Social e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
4. Violência Doméstica
- A violência do outro e a auto-violência. Falta de respeito e amor por si mesmo, uma busca conjunta de alternativas. Facilitadoras: Sra. Lenira Politano da Silveira, Psicóloga da Casa Eliane de Grammont, e Sra. Graziela Ackuaviva Pavz, Assistente Social da Casa Eliane de Grammont.
5. Empreendedorismo - um tipo de exercício social cidadão? Abordagem sobre as possibilidades e a abrangência dos empreendimentos relacionados com a participação cidadã da mulher. Facilitadoras: Sra. Sandra Papaiz, Advogada da Associação Horizonte, Sra. Rosana Rocha, Presidente da Associação Horizonte, e Sra. Letícia Munuera, Gerente de Projetos Sociais da Associação Horizonte.
15h - Intervalo - Café da Tarde
15h30 - Apresentação das oficinas temáticas em plenária de participação
16h30 às 17h - Síntese - e Fechamento