Sábado, na zona sul, tem Corrida no Parque Santo Dias

O percurso da prova, com largada prevista para as 9h, se dará ao redor do Parque Santo Dias, e terá atletas de todas as idades.

Com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, por meio da logística desenvolvida por técnicos do Departamento de Promoções Esportivas e Lazer, será realizada neste sábado (26/11), a IV Corrida Parque Santo Dias, no Capão Redondo.

O percurso da prova, com largada prevista para as 9h, se dará ao redor do Parque Santo Dias, com extensão obedecendo as seguintes faixas etárias:

6, 7, 8 anos - 400 metros
9, 10 anos - 600 metros
11, 12 anos - 800 metros
13, 14, 15 anos - 1000 metros
e adultos, acima de 16 anos - 5 Km

Segundo os organizadores, devem participar da prova 300 atletas na categoria adulto e 100 atletas com idades ente 6 e 15 anos, entre eles maratonistas como Sidney Rocha, Orlando Dias, Maria Lúcia e Maria Luíza.

A premiação das categorias infantis (até 15 anos) acontece às 10h da manhã e a premiação dos adultos, às 10h30. O primeiro colocado receberá troféu, medalha, camiseta e kit-lanche, os demais recebem medalha, camiseta e kit-lanche.

Para a categoria a adulto haverá premiação em espécie, de R$ 80 a 300,00, além de troféus para os três primeiros colocados, além de medalhas, camisetas para todos os participantes.

Organizada pela Associação Atlética Santo Dias, o objetivo da corrida é o de integrar e despertar o espírito esportivo na comunidade. Marineide Santos Silva, fundadora da associação, presidente do conselho gestor do parque e maratonista veterana, há cinco anos formou um grupo de sete pessoas para desenvolver o esporte nas dependências do parque.

Hoje cerca de 120 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participam das várias atividades esportivas ali desenvolvidas. “Como atleta e moradora numa região com uma grande população, cerca de 70%, de crianças e adolescentes carentes de tudo - cultura, educação, lazer e saúde -, decidi unir forças para desenvolver esse trabalho que é voluntário”, explica.

Para a realização da prova deste sábado, por exemplo, a associação solicitou a doação de livros por parte dos jovens inscritos como taxa de inscrição. “Estamos organizando uma pequena biblioteca num pequeno espaço, cedido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, com o objetivo de levarmos um pouco de cultura aos pais que, ao trazerem seus filhos para brincar ou participar das atividades esportivas, poderão praticar o hábito da leitura”, finaliza a atleta.

A Federação Paulista de Atletismo-FPA, Subprefeitura do Campo Limpo e Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Polícia Militar, Companhia de Engenharia de Tráfego e Guarda Civil Metropolitana são as demais parceiras na organização do evento, que promete um dia de puro lazer.