Mutirão de Mamografia atende 4 mil mulheres em São Paulo

Realizado no último sábado, o mutirão atendeu pacientes em unidades municipais e estaduais de saúde.

No último sábado (26/11) a rede de saúde municipal recebeu, em seus nove ambulatórios de especialidades, duas unidades básicas de saúde e um centro especial de diagnóstico e imagem, 2400 mulheres que realizaram o exame de mamografia.

As pacientes saíram de filas que poderiam durar em média 30 dias. Com o exame realizado, as usuárias poderão sanar suas dúvidas e prosseguir com tratamento, se assim for necessário.

Para evitar que ocorressem grandes filas e demora no atendimento, as 12 unidades de saúde do município utilizaram cerca de 25 carros para levar e buscar pacientes em unidades mais cheias, para as que estavam mais vazias.

No início da tarde (por volta das 13h) o prefeito e a secretária municipal de Saúde acompanharam o andamento dos atendimentos no ambulatório municipal de especialidades Flávio Gianotti, no Ipiranga. "Faremos mais mutirões de mamografia no ano que vem", disse a secretária.

A realização de cada exame durou em média 15 minutos. O município superou as expectativas de atendimento e recebeu ao todo 2400 mulheres em suas unidades. Desse número, 570 exames de mamografia foram realizados e 1829 foram agendados para serem realizados até o dia 10 de dezembro.

A meta na cidade de São Paulo era atender 3500 usuárias, pelas unidades municipais e estaduais. Somando as duas esferas, o número de usuárias atendidas chegou a 4107, superando a meta inicial.