Os transbordos são localizados nos bairros do Belém, Guaianases, Jardim Aricanduva (zona leste), Jardim Campo Grande e Vila Andrade (zona sul). As autorizações só foram possíveis após a criação de portaria intersecretarial, publicada em setembro, feita para agilizar a autorização e reduzir o prazo de espera, que chegava a demorar três anos.
Um pacote de medidas foi lançado pela Prefeitura nos últimos meses, dentro do Plano de Gestão Sustentável do Entulho na Cidade, para incentivar a iniciativa privada a investir e gerir o ramo de atividades e melhorar a gestão do entulho.
As ATTs são destinadas à recepção de grandes volumes que, através de triagem, redução de percursos e reciclagem do resíduo, podem tornar-se um negócio rentável às empresas. Nestas áreas, o material recebido é separado, o resíduo de origem mineral (concreto, argamassa, alvenaria e outros) é encaminhado para aterros de inertes, o rejeito é levado para aterros sanitários e o resíduo reaproveitável é comercializado.
Os novos investidores pretendem partir para a reciclagem do entulho como forma de utilizar o agregado reciclado para usar ou vender a pequenas obras de construção civil, como pavimentação de ruas e calçadas.
“Queremos diminuir o número de caçambas irregulares e depósitos de entulho clandestinos em São Paulo", afirma o secretário de Serviços e Subprefeito da Sé. Um dos problemas detectados é a falta de área para disposição do entulho, já que hoje a cidade tem poucos locais para receber o resíduo. São quatro Ecopontos (Bresser, Tatuapé, Santo Amaro e Pinheiros), que recebem até 1 metro cúbico de entulho, um aterro de inertes em Itaquera (que será desativado) e duas ATTs particulares (Pari e Jaçanã), além de quatro aterros privados licenciados pela Cetesb. ‘‘Por isso, estamos estimulando as empresas a investirem em áreas de deposição de entulho e na reciclagem dos resíduos, o que gera uma grande economia’’, diz o secretário.
A Prefeitura entregará mais seis Ecopontos ainda este ano (Vila Prudente, três em São Miguel, Aricanduva-Formosa e Sé) e a previsão é de outros 36 para o próximo ano. Atualmente outras três empresas aguardam autorização para abrirem suas ATTs. As empresas interessadas devem procurar a Secretaria de Planejamento no Departamento de Uso do Solo (Secretaria de Planejamento), para uma primeira consulta sobre a lei de zoneamento no local a ser implantada a possível nova ATT.
Se não houver restrições, deve-se entrar em contato com a Secretaria de Habitação, com a documentação da área e o projeto a ser implantado (que deverá obedecer ao Decreto 42.217/02). Após o início do processo, os novos investidores poderão solicitar na Secretaria de Serviços a licença provisória, de acordo com a portaria de setembro.
Mais informações pelos telefones 3328-2819 ou 3313-7154, do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) da Secretaria de Serviços.
![Triagem separa os resíduos reaproveitáveis](https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/triagem_200_1133197726.jpg)