Teatro Estudantil é premiado na Casa de Cultura

O 1º Festival de Teatro Estudantil foi dirigido às escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental dos distritos Ipiranga, Cursino e Sacomã.

Novembro foi o mês do teatro na Casa de Cultura Chico Science. Todos os finais de semana, escolas públicas e particulares da região apresentaram espetáculos pelo 1º Festival de Teatro Estudantil, promovido pela Subprefeitura do Ipiranga.

As apresentações aconteceram em três domingos do mês, sendo que a disputa final do concurso contou com um público de mais de 300 pessoas na Casa de Cultura, no último dia 26.

O júri do festival era formado por professores de teatro que trabalham voluntariamente nas oficinas de arte oferecidas gratuitamente pela Casa de Cultura e por uma professora do Núcleo Cultural e Artístico (NUCA). Ao todo, foram 12 espetáculos montados por oito escolas diferentes.

Vencedores

A escola campeã foi o Colégio Virgem Poderosa, com a comédia “A Casa Caiu!”. Montada e produzida por professores e alunos, a peça conta a história de uma família pobre que recebe uma visita inesperada de duas parentes ricas. Essa visita traz confusões divertidas e grandes descobertas.

Com esse espetáculo, a escola conquistou o primeiro lugar e ainda faturou ingressos para peças teatrais na cidade de São Paulo, por meio do Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura.

A medalha de prata ficou com a Escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira, que interpretou a peça “Sonho Dourado”. Já na terceira colocação, houve empate entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano Ricardo e o Colégio Virgem Poderosa, que apresentaram “Os Saltimbancos” e “Lobo Mau e o Efeito Cor-de-Rosa”, respectivamente. Todos os finalistas participarão de uma visita ao Theatro Municipal.

O 1º Festival de Teatro Estudantil foi dirigido às escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental dos distritos Ipiranga, Cursino e Sacomã.

Os participantes foram automaticamente pré-inscritos no projeto da Leitura de Clássicos da Dramaturgia Brasileira e Universal. Para 2006, a Subprefeitura do Ipiranga pretende repetir a dose, atraindo a participação de um número maior de escolas da região.