Prefeitura assina convênio com TV Record para revitalização de praças

Convênio vai possibilitar a reurbanização de 53 praças espalhadas pelas 31 subprefeituras da cidade.

Cinqüenta e três praças da cidade serão reurbanizadas numa ação conjunta entre a TV Record e a Prefeitura de São Paulo. O convênio de parceria foi assinado na tarde desta terça-feira (29/11). “É uma iniciativa boa e criativa e quem ganha, no caso, é a população de São Paulo. A expectativa é que ações comunitárias dessa natureza sirvam de exemplo e se multipliquem na cidade”, disse o prefeito de São Paulo.

Há três meses, representantes da TV Record procuraram a Prefeitura com a intenção de fazer uma comemoração em comum, já que o aniversário de 53 anos da emissora, 25 de janeiro, coincide com o do município. O resultado foi o convênio para a reurbanização de 53 praças espalhadas pelas 31 subprefeituras da cidade.

“Nós escolhemos as praças junto com os subprefeitos e com o secretário de Coordenação das Subprefeituras com muito cuidado, com critérios muito especiais não só pelas questões físicas, mas também pelas questões de cidadania e ocupação do espaço público”, explicou o secretário de Participação e Parceria.

As subprefeituras deverão preparar as praças até o dia 24 de janeiro. Elas farão reformas do calçamento e pintura além da limpeza dos terrenos, porque no dia 25 de janeiro começa o mutirão de revitalização. Cerca de 10 mil escoteiros voluntários ficarão espalhados pelas praças para as obras de reurbanização.

A comunidade será convidada a participar. Os escoteiros e a população também serão responsáveis pela fixação dos brinquedos nas praças, além da colocação e limpeza de bancos.

Entre as obras do dia 25 estão a cobertura vegetal - que corresponde à plantação de mudas e grama de acordo com o projeto paisagístico. O Instituto Aryran, ligado às questões ambientais, contratou arquitetos para a realização dos projetos paisagísticos, que em seguida devem ser aprovados por uma equipe técnica da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A responsabilidade e os custos envolvidos na preparação da terra e cobertura vegetal são do Instituto Aryran.

O período de manutenção de cada praça será de dois anos. De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras cada uma das praças, que tem em média entre 3 e 5 mil m2, terá um custo mensal de manutenção de aproximadamente R$ 1mil, basicamente de jardinagem e limpeza. A emissora está vendendo cotas de patrocínio e as empresas que comprarem estas cotas terão espaço de divulgação na grade de programação da emissora. Cada patrocinador terá direito a quase 400 inserções comerciais.