Prefeitura apresenta nova ferramenta de gestão para os Direitos Humanos

O Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos (SIM) colhe informações detalhadas sobre o tema, em todas as 31 subprefeituras.

A Comissão Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura apresentará, na próxima quinta-feira (1º/12), um projeto que oferecerá um diagnóstico preciso e detalhado de cada região da cidade, na área de Direitos Humanos.

Trata-se do SIM (Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos), que colhe informações referentes aos 96 distritos que integram as 31 subprefeituras da cidade.

A partir deste sistema será possível identificar, por exemplo, em que região da cidade a população negra é mais marginalizada, ou onde a violência contra a mulher é mais freqüente. Com isso, ações locais poderão ser desenvolvidas para resolver essas situações.

Foram utilizados 32 indicadores para avaliar as condições em que vive a população de cada subprefeitura, além de analisar a situação de grupos específicos da sociedade. A análise foi feita em cinco dimensões: informações socioeconômicas, violência, crianças e adolescentes, mulheres e negros.

É possível ter acesso aos resultados do SIM através do site http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/cmdh. Além de eficiente ferramenta de monitoramento e gestão administrativa, o SIM Direitos Humanos revela aspectos desconhecidos da cidade de São Paulo.

Cada uma das subprefeituras foi avaliada e classificada seguindo critérios específicos, que levaram em consideração pactos, tratados e convenções internacionais sobre Direitos Humanos.

Obteve-se, assim, um mapa comparativo e surpreendente de São Paulo, com potencial didático e político, que cumpre os objetivos de: avaliar de forma global o respeito aos Direitos Humanos em cada subprefeitura da cidade; analisar o amplo conjunto de indicadores em cada região, gerando um diagnóstico detalhado de cada local; subsidiar processos de planejamento para políticas públicas voltadas para os Direitos Humanos; e difundir uma visão ampla dos Direitos Humanos, em seus componentes político, civil, social, econômico e cultural.