Começa a viagem pelo espaço no Planetário do Carmo

Para os que aguardavam a primeira projeção do novo planetário, outra boa notícia: durante o mês de dezembro as sessões serão gratuitas. Haverá distribuição de senhas na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

O Planetário do Carmo será aberto à população nesta quinta-feira (01/12) e, para aqueles que aguardavam ansiosos a primeira projeção, mais uma boa notícia: durante o mês de dezembro as sessões serão gratuitas.

Para evitar filas, haverá distribuição de senhas na bilheteria uma hora antes de cada sessão, por ordem de chegada. Já no caso das escolas, o agendamento deverá ser feito antecipadamente por telefone ou pessoalmente.

Programação

A partir de janeiro será cobrada uma tarifa simbólica para a manutenção do prédio e dos equipamentos. Em dezembro, haverá sessões às segundas, terças e quintas-feiras e aos sábados e domingos.

Nos finais de semana serão realizadas quatro sessões: às 10h00, às 12h00, às 14h00 e às 16h00. Nos outros dias haverá duas sessões: às 10h00 e às 14h00. A duração das sessões varia de 20 a 30 minutos. O Planetário estará fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Em janeiro, durante o Programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação, haverá atendimento todos os dias, com quatro sessões: às 10h00, 12h00, 14h00 e 16h00.

12 mil lentes

Com os projetores instalados, a viagem pelo espaço já pode começar. O projetor central – um modelo Universarium VIII – é responsável pela projeção de estrelas. Fabricado pela empresa alemã Zeiss, possui 12 mil lentes responsáveis pela projeção de estrelas, e muitas outras menores, que mostrarão os planetas e outras constelações. Sua tecnologia é semelhante à utilizada pelo Planetário Rose Center, de Nova York, o que o torna o mais moderno do Brasil.

Completam o mecanismo de projeção 74 projetores periféricos da empresa americana Sky Scan, que tornam a sessão mais didática, atraente e lúdica.

Alguns cursos da Escola Municipal de Astrofísica (EMA) estão sendo ministrados no Planetário do Carmo enquanto a sede da Escola, no Parque Ibirapuera, passa por reformas. A esplanada cósmica localizada atrás do prédio do Planetário do Carmo já está sendo usada para a observação de fenômenos astronômicos, como eclipses, estrelas e planetas.

Imersão no espaço

Este será o 23º planetário do Brasil e um dos mais modernos do mundo. Possui uma cúpula interna de 20 metros e uma tecnologia que possibilita a melhor propagação do som. As imagens projetadas na cúpula interna despertam no espectador a sensação de imersão total no espaço. A sala de projeção tem 274 cadeiras, incluindo seis lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

Os assentos formam fileiras que possuem, cada uma, inclinação diferente para observar a projeção. O prédio do Planetário representa, de maneira estilizada, a forma das galáxias em espiral, como a Via Láctea. No centro dela está o projetor e ao seu redor encontram-se fileiras de cadeiras reclináveis apontadas para a cúpula, que tem 20 metros e envolvem completamente o espectador. Quem assina o projeto arquitetônico do novo planetário é o Escritório Teúba Arquitetura e Urbanismo.

O projeto do planetário é composto por 1.750 m² de lazer e ciência. Além das sessões os visitantes poderão, em breve, visitar o celostato (sala para visualização do sol sem observação direta), assistir palestras no auditório (70 lugares), visitar a mediateca e uma área para exposições. Futuramente contará ainda com uma lanchonete.

Serviço

Planetário do Carmo
Endereço:
Rua John Speers, 137 Itaquera
Segundas, terças e quintas: sessões às 10h e às 14h
Sábados e Domingos: sessões às 10h, às 12h, às 14h e às 16h
Telefone: (11) 6522-8555