Pioneiro na América Latina, Planetário do Ibirapuera volta à ativa em 2006

O prédio, totalmente restaurado, prepara-se para receber o projetor StarMaster, de fabricação da alemã Carl Zeiss. O equipamento está vindo para o Brasil e sua instalação será concluída até o final do primeiro semestre de 2006.

O Planetário do Ibirapuera voltará a funcionar em breve. O prédio, totalmente restaurado, prepara-se para receber o projetor StarMaster, de fabricação da alemã Carl Zeiss. O projetor está vindo para o Brasil e sua instalação será concluída até o final do primeiro semestre de 2006.

Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário do Ibirapuera foi o primeiro construído na América Latina. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Interditado em 1999 por problemas estruturais, encontra-se totalmente restaurado.

Ao lado do Planetário localiza-se a Escola Municipal de Astrofísica (EMA), inaugurada em 1961, que promove cursos de astronomia, palestras e atividades de observação do céu. Instituição pioneira no ensino de astronomia na América Latina, a EMA passa atualmente por um processo de restauraçãoe revitalização, o que ampliará ainda mais o acesso da população aos cursos oferecidos. Com sua revitalização passará a abrigar o centro operacional do Complexo Planetários de São Paulo (formado pela EMA e pelos dois planetários) e a Biblioteca Astronômica da Cidade.