Professora municipal recebe prêmio da revista Forbes

Rosa Maria Antunes concorreu com finalistas de peso: Betânia Tanure, especialista em ensino profissionalizante, e Maria Madalena Costa Freire, pedagoga e filha do também educador Paulo Freire.

Os 30 anos dedicados pela professora Rosa Maria Antunes à alfabetização de alunos e formação de professores levaram-na a uma bela recompensa na noite do dia 22 de novembro. Ela subiu ao palco de um clube no bairro em Pinheiros para receber o prêmio ''Mulheres mais Influentes do Brasil'', oferecido pela revista Forbes, na categoria Educação.

Esta foi a segunda indicação da professora Rosa, que em 2004 ficou em terceiro lugar. E desta vez concorreu com duas finalistas de peso: Betânia Tanure, especialista em ensino profissionalizante, e Maria Madalena Costa Freire, pedagoga e filha do também educador Paulo Freire.

Uma boa escolha

Formada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie, leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Olavo Pezzotti, no bairro de Pinheiros, para crianças da 1ª série.

No início dos anos 70, em escolas particulares, definiu para si que o grande gargalo da Educação era a alfabetização. Alguns anos depois, resolveu encarar o desafio de alfabetizar as crianças da rede pública, atividade a que se dedica até hoje.

Rosa Maria acha que para realizar esse trabalho a contento precisa muito da participação dos pais. ''É imprescindível envolvê-los nas atividades e deixá-los cientes de tudo que é realizado na escola'', diz.

No ano passado, Rosa Maria abraçou mais uma causa. Incluir uma aluna portadora de necessidades especiais no convívio em sala de aula com outros alunos. ''Tive uma grande ajuda da AACD para compreender esse universo'', conta. E salienta: ''A aceitação dos outros alunos foi imediata e hoje eles ajudam a coleguinha nas atividades''.

Dedicação

Além de atuar como professora de alfabetização, ela também realiza o Programa de Formação de Professores, onde repassa suas experiências. Nesses cursos, procura mostrar que a dedicação e determinação podem fazer um diferencial na escola. Com este trabalho, Rosa Maria já formou professores no Maranhão, Rondônia e São Paulo. Seu próximo trabalho será no Acre.