CET monta esquema especial de trânsito para Operação Natal 2005

A medida visa diminuir o impacto que o aumento do fluxo de veículos no fim de ano causa na cidade. As equipes vão orientar pedestres, adequar os tempos dos semáforos e coibir a formação de filas duplas e estacionamentos irregulares.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começa nesta quinta-feira (01/12) o esquema especial de trânsito para a Operação Natal 2005. A medida visa diminuir o impacto que o aumento do fluxo de veículos no fim de ano causa na cidade e promover segurança, ordenação e fiscalização do trânsito próximo aos shoppings e áreas comerciais.

Segundo a CET, as equipes espalhadas pela cidade farão a orientação na travessia de pedestres, adequação nos tempos dos semáforos e coibição da formação de filas duplas e estacionamentos irregulares.

Haverá esquema nas imediações dos shoppings: Eldorado; Iguatemi; Paulista; Frei Caneca; West Plaza; Center Norte; Jardim Anália Franco; Center Penha; Metrô Tatuapé; Aricanduva; Central Plaza Shopping; Plaza Sul; Santa Cruz; Ibirapuera; Morumbi; Market Place; Jardim Sul; Interlagos; Fiesta; Boa Vista; Butantã; Continental Shopping; Shopping D; Villa Lobos; Eldorado e SP Market.

Serão monitoradas também as áreas comerciais: Itaim; Jardins; Mercado Municipal Rinaldo Rivetti (Lapa); Santana; Casa Verde; São Miguel; Mooca; Vila Formosa; Largo Treze; Ceagesp e nos terminais rodoviários da Barra Funda e Tietê.

Principais medidas adotadas

- Ativação de pontos operacionais nos cruzamentos próximos aos shoppings e áreas comerciais;
- Colocação de faixas de orientação nas áreas de operação;
- Operação de canalizações e bloqueios fixos e móveis com objetivo de disciplinar o tráfego utilizando sinalização auxiliar, cones e cavaletes;
- Intensificar a fiscalização para evitar filas duplas e estacionamentos irregulares;
- Orientação nas travessias com recursos humanos oferecidos pelos pólos geradores e treinados pela CET.


Região da Rua 25 de Março

Dentre as regiões de concentração comercial, a da 25 de Março é a que traz o maior impacto à cidade. Por isso, a CET destina especial atenção a essa região, efetuando acompanhamento operacional diário de trânsito, das 07h às 19h, de segunda-feira a domingo.

O objetivo da ação, que vem sendo realizada desde novembro, é proporcionar condições de acessibilidade ao público, bem como garantir condições de circulação no sistema viário principal, como as avenidas 23 de Maio, Prestes Maia, Tiradentes e Radial Leste.

Principais medias adotadas

Caso necessário, o plano operacional prevê bloqueio por sistema de comporta na Avenida Prestes Maia com Rua Carlos de Souza Nazaré, que compreende a abertura e fechamento periódico ao tráfego, visando minimizar as lentidões na Avenida 23 de Maio, desviando o tráfego para a Rua São Caetano.

Alternativas

Os veículos provenientes das regiões Sul e Oeste deverão utilizar a Ligação Leste/Oeste, Viaduto 31 de Março, Rua da Figueira, Viaduto Antônio Nakagima, Avenida Rangel Pestana no sentido centro, Rua Bitencourt Rodrigues e Rua 25 de Março.

Os veículos provenientes da Região Leste deverão utilizar pista local da Radial Leste, Rua da Figueira, Viaduto Antônio Nakagima, Avenida Rangel Pestana no sentido centro, Rua Bitencourt Rodrigues e Rua 25 de Março.


Região do Brás

A região do Brás é caracterizada pelo comércio têxtil varejista e pelo grande fluxo de veículos e pedestres. Diariamente, a região recebe mais de 200 ônibus de turismo de outras cidades. Com o aumento significativo do fluxo, a CET intervêm no sentido de minimizar os transtornos causados na circulação viária da região.

A operação é realizada no Largo da Concórdia, Avenida Rangel Pestana, ruas Maria Marcolina, Oriente, Miller, João Teodoro, Barão de Ladário, Silva Teles e adjacências.

Principais medidas adotadas

Haverá interrupção momentânea, por sistema de comporta, no acesso do Viaduto Maestro Alberto Marino para a Rua Miller no Largo da Concórdia, caso necessário.

Alternativas

1ª opção:
Avenida Rangel Pestana, sentido bairro, ruas Brigadeiro Machado, Cavalheiro, Joaquim Nabuco e Miller;

2ª opção:
Avenida Rangel Pestana, sentido bairro, ruas Dr. Ricardo Gonçalves, Visconde de Abaeté, Maria Marcolina, Cons. Belisário e Miller;

3ª opção:
Avenida Rangel Pestana, sentido bairro, ruas Joli, Dr. Carlos Botelho, Dr. Manoel Vitorino, Dr. Ricardo Gonçalves, Visconde de Abaeté, Maria Marcolina, Cons. Belisário e Miller.

A operação contará com 180 técnicos de trânsito, 130 orientadores de travessia e a utilização de 900 cavaletes, 600 cones e 130 faixas de pano.


Recomendações da CET

Faça suas compras no período da manhã até às 13h horas ou após as 20h horas, ou ainda nos finais de semana;
Utilize sempre que possível o transporte coletivo, especialmente o metrô;
Sintonize seu rádio para se informar sobre as condições de trânsito na cidade;
Respeite a travessia de pedestres;
Não pare sobre calçada, sobre faixa de pedestres ou em fila dupla;
Não feche cruzamentos;
Não estacione em locais com proibição de estacionamento;
Transporte crianças somente no banco de trás;
Use sempre o cinto de segurança;
Utilize o cinto de segurança também no banco traseiro.