Prefeitura realiza Encontro de Participação Social

Reunião acontece nesta sexta-feira (2/12) e reunirá os 31 subprefeitos para debater ações colocadas em prática pela Prefeitura.

Nesta sexta-feira (2/12), das 14h às 17h, a Secretaria de Participação e Parceria promove uma reunião com os 31 subprefeitos da capital, com o objetivo de debater as ações de participação social colocadas em prática pela Prefeitura.

As plenárias de participação, realizadas desde o início deste ano, são encontros entre cidadãos, entidades, líderes comunitários e políticos em que se discute e se opina sobre a gestão política do município. A Coordenadoria de Participação Social, da Secretaria de Participação e Parceria, é o órgão responsável pela efetivação do projeto de democracia participativa que envolve a realização desses encontros.

O projeto tem como objetivo dar qualidade às diferentes formas de participação dos cidadãos nas decisões do poder local, melhorando a qualidade de vida na cidade e buscando uma nova forma de participação popular que leve em consideração a experiência acumulada ao longo dos anos de exercício da democracia na cidade. "São uma espécie de instrumento de planejamento", afirma a antropóloga Ruth Cardoso, uma das idealizadoras do programa e que estará presente no evento, ao lado dos secretários de Participação e Parceria e Coordenação das Subprefeituras.

Em junho, no seminário ‘‘Todos por São Paulo’’, foram analisadas e debatidas as primeiras reuniões ocorridas em todas as 31 Subprefeituras. Neste semestre, aconteceu a segunda etapa do projeto, cujos resultados serão conhecidos nesta sexta-feira.

A intenção da Prefeitura é tornar a participação social e a cidadania ativa uma prática permanente e constante na cidade. "Há um resgate do cidadão, que adquire consciência do seu papel na sociedade", explica o secretário de Participação e Parceria. "Com isso, a Prefeitura demonstra seu interesse em dividir as responsabilidades da administração municipal", acrescenta.

Rede Social Regional

Uma das metas da Secretaria de Participação e Parceria é criar em São Paulo uma Rede Social Regional, a partir do conceito da participação social. O objetivo é integrar associações, entidades, cidadãos e poder público. "Sua formação é necessária para a integração de todos os níveis da sociedade", afirma o secretário. "Em conjunto com o poder público, as demandas sociais têm mais chances de ser atendidas". A Rede Social Local é um organismo dinâmico permanentemente aberto à participação de novos membros. São bem-vindos todos os cidadãos, assim como membros de entidades comunitárias, organizações religiosas, clubes, universidades e escolas, partidos políticos, associações comerciais, entre outros. "Trata-se de um organismo democrático, horizontal e transparente, com o propósito de oferecer ao cidadão a oportunidade de participar da administração pública de maneira efetiva", diz o secretário. Na Rede, todos podem participar e decidir. Um exemplo são votações entre moradores para definir prioridades das demandas locais.

Algumas solicitações, como instalação de agências bancárias ou acesso rodoviário exemplo, não são exatamente da competência das subprefeituras. Nestes casos, são encaminhas aos órgãos responsáveis.

Serviço

Encontro de Participação Social
Data:
Sexta-feira, 2 de dezembro
Horário: Das 14h às 17h
Local: Auditório da secretaria de Participação e Parceria
Endereço: Rua Líbero Badaró, nº 119, térreo