Subprefeitura da Capela do Socorro recupera córrego São José

O Projeto Piloto é uma parceria entre a subprefeitura e o Governo do Estado, que será aplicado em um ano e, se trouxer os resultados esperados, deverá ser expandido para outras seis micro bacias da região.

Durante a segunda quinzena de novembro e o início de dezembro o Projeto Capela em Ação, da Subprefeitura Capela do Socorro, esteve na região da Vila São José e além das várias intervenções pontuais como tapa-buraco, limpeza de galerias, recolhimento de entulho, limpeza de áreas ajardinadas e corte de mato; retomou o projeto Fehidro, que tem como objetivo a recuperação ambiental do córrego São José que corta o bairro.

O Projeto (piloto) de “Recuperação e Preservação de Recursos Hídricos” é uma parceria entre a Subprefeitura e o Governo do Estado. Ele será aplicado em um ano e, se trouxer os resultados esperados, deverá ser expandido para outras seis micro bacias da região que também recebem grandes quantidades de resíduos sólidos que são levados à represa.

O córrego São José foi escolhido como piloto do projeto porque recebe o maior volume de água, possui favelas ao longo de seu curso e ausência de saneamento básico. As intervenções visam minimizar a poluição, melhorando a qualidade da água da Guarapiranga que abastece cerca de 3 milhões de paulistanos.

O Fehidro atenderá 8 mil moradores na faixa direita do córrego e seus principais objetivos são a retenção de resíduos sólidos lançados na represa, a conscientização ambiental da população, o plantio de 2.500 mudas de árvores nas margens do córrego, a coleta seletiva de resíduos sólidos (entulho), o desassoreamento do córrego e a identificação da emissão de poluentes no córrego feita por ligações clandestinas de esgoto.