Prefeitura finaliza 1ª fase das obras de revitalização da Rua Oscar Freire

A via foi totalmente liberada ao tráfego nesta quinta-feira (01/12) após o término das obras estruturais iniciadas em setembro pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Eletropaulo.

A Prefeitura finalizou nesta quarta-feira (30/11) a primeira fase das obras de revitalização da rua Oscar Freire. A via foi totalmente liberada ao tráfego nesta quinta-feira (01/12) após o término das obras estruturais iniciadas em 26 de setembro pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Eletropaulo.

Nesta primeira fase, foram construídas cinco galerias técnicas, interligadas nos 500 metros de extensão do trecho a ser revitalizado, entre as ruas Melo Alves e Padre João Manoel, por onde passarão os fios de média tensão da rede elétrica. Foram gastos cerca de R$ 1,5 milhão pela Prefeitura e pela Associação dos Lojistas da Oscar Freire.

Acordo

Um acordo entre a Prefeitura, moradores e a Associação dos Lojistas da rua determinou que as obras fossem paralisadas até o fim de novembro para não atrapalhar as compras de final de ano. A Oscar Freire, uma das ruas comerciais mais charmosas da Capital, recebe cerca de 300 mil pessoas por mês, segundo a presidente da Associação, Rosângela Lyra. “Com o trabalho da Prefeitura e a colaboração dos moradores e dos lojistas conseguimos terminar essa fase dentro do prazo.”

Em janeiro, após as festas de final de ano, as obras serão retomadas em três etapas que devem terminar em abril de 2006. Inicialmente serão feitas valas internas compartilhadas que receberão a fiação de iluminação pública e das concessionárias de telefonia, TVs a cabo e redes de fibra óptica.

Em seguida a Associação dos Lojistas da Oscar Freire, com o apoio de patrocinadores, inicia as obras de reconstrução do passeio e a Prefeitura inicia os trabalhos de remanejamento de guias e sarjetas. Na etapa final serão realizados os serviços de recapeamento asfáltico da via, paisagismo, colocação de mobiliário urbano, nova iluminação e comunicação visual.

Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, por determinação do prefeito, os programas de revitalização de ruas comercias e de padronização de calçadas devem ser realizados não só em áreas nobres como a rua Oscar Freire, mas também em toda a cidade.