Associação Morungaba apresenta evento cultural no SESC Pompéia

Evento promoverá a integração de crianças, jovens e adultos de várias realidades sociais e econômicas, na apresentação da Dança Coral ''Em caixas... encaixes...''

De 9 a 11 de dezembro (sexta a domingo), a Associação Morungaba realiza o evento cultural "Em caixas... encaixes...", que reunirá profissionais das áreas de educação, saúde e cultura, além de crianças, jovens e adultos de vários bairros da capital paulista e de diversas realidades sócio-econômicas, no Teatro e hall de entrada do SESC Pompéia.

O evento tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e a programação será aberta no dia 9 de dezembro (sexta) com o debate "O que a Arte Ensina?", às 16h, no Teatro do SESC Pompéia, e com a inauguração da Mostra de Artes e Fotografias: Expressão e (re) conhecimento pela arte, que mostrará as atividades e oficinas integradas de dança, capoeira e histórias de artes plásticas promovidas pelo Morungaba, no ano de 2005.

Para encerrar a programação, no dia 11 (domingo), acontecerá a apresentação da Dança Coral "Em caixas... encaixes...", às 16h, com a participação de 230 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, de várias regiões da capital paulista, integrantes da Associação e do Núcleo Morungaba (espaço de dança e artes situado no bairro de Pinheiros).

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Para o debate e para a apresentação da Dança Coral, os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do SESC Pompéia.

O evento "Em caixas... encaixes..." tem patrocínio da Fundação Itaú Social, é realizado pela Associação Morungaba e SESC-SP.

A Dança Coral ‘‘Em caixas... encaixes...’’

No domingo (11/12), às 16h, acontece a apresentação da Dança Coral "Em caixas... encaixes...", com 230 participantes, entre crianças, adultos e idosos, de várias regiões da capital paulista, integrantes da Associação e do Núcleo Morungaba (espaço de dança e artes situado no bairro de Pinheiros).

Coordenado pela fonoaudióloga e professora de dança Renata Neves, empreendedora social à frente da Associação e do Núcleo Morungaba, a apresentação "Em caixas... encaixes..." é organizada com o objetivo de reunir e valorizar a diversidade humana, estimulando a cooperação e a aproximação afetiva de crianças, jovens e adultos de diferentes realidades sociais e econômicas.

"A Dança Coral Em caixas... encaixes... é a síntese do trabalho realizado pelo Morungaba, em 2005, que tem como objetivo buscar a integração, o respeito e a colaboração de cada um dos participantes. Assim como num coral de vozes, reunimos pessoas de vários lugares, com ou sem deficiência, cada um mostrando o seu potencial, a sua voz", afirma Renata.

Além da apresentação, o evento "Em caixas... encaixes..." terá, no dia 9 de dezembro (sexta-feira), a partir das 16h, o debate "O que a arte Ensina?", que visa promover uma discussão, junto a educadores, pessoas ligadas à arte e à cultura, e ao público em geral, sobre a importância e os objetivos da arte na formação do indivíduo.

A mesa do debate será composta pela Dra. Mônica Serra, presidente do Instituto de Desenvolvimento Social "SeToque" (IDES), pelo Dr. José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal de Educação, pelo Sr. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP e por Renata Neves, presidente da Associação Morungaba, que apresentará as experiências realizadas pelo Morungaba, através de um filme documentário.

Neste mesmo dia, 9 de dezembro (sexta-feira), será inaugurada a Mostra de Artes e Fotografias: Expressão e (re) conhecimento pela arte, que retratará, por meio de trabalhos e imagens, a trajetória dos trabalhos da Associação e do Núcleo Morungaba.

A mostra, que fica até o dia 11 de dezembro (domingo), no hall de entrada do SESC Pompéia, terá expostas pinturas, desenhos e colagens de todas as pessoas participantes das oficinas de artes realizadas nos projetos Mãe + Filho = Nova História, estimulAÇÃO (veja mais detalhes abaixo) e do Núcleo Morungaba.

Essa Mostra conta também com fotos feitas pelos fotógrafos Luciana Cavalcanti, Sosô Parma, Gil Grossi, Inês Amoroso, Marcelo Poletto e Piatã Kignel, que buscaram retratar as atividades realizadas pelo Morungaba, no ano de 2005.

Os projetos da Associação e do Núcleo Morungaba

Desde 1989, Renata Neves, fonoaudióloga e professora de dança formada pela bailarina Maria Duschenes e mestre em distúrbios da comunicação, está à frente do Morungaba, nome que significa beleza em tupi.

O trabalho realizado por Renata Neves e sua equipe busca a valorização do ser humano, de suas verdades, interesses e potencialidades, por meio de atividades de integração, estimulando a cooperação e a aproximação afetiva de indivíduos, para que possam conviver em grupo, com respeito e colaboração.

Com ações gratuitas, a Associação Morungaba atende crianças, jovens e adultos em espaços públicos e na comunidade, atendendo pessoas que vivem em situação de risco social, portadores de necessidades especiais, e familiares e educadores. No Núcleo Morungaba, situado em Pinheiros, são desenvolvidas atividades para crianças, adultos e idosos que vêm de uma condição sócio-econômica mais privilegiada.

No Núcleo são desenvolvidos diversos projetos nas áreas da Dança Educativa, Danças Brasileiras, Capoeira, Ginástica Funcional e Artes Plásticas, para crianças e adultos, além do projeto Movimentar e Compartilhar na 3ª Idade, para idosos. Às crianças são destinadas atividades de dança educativa e artes plásticas; para os adultos: danças brasileiras e ginástica funcional e, para pessoas com necessidades especiais também existem cursos específicos, como o Use sua Cidade e o Improvisação do Movimento.

Na área de dança, o trabalho é baseado na metodologia desenvolvida pelo húngaro Rudolf Laban, dançarino e pesquisador húngaro, que acreditava que as diferentes mensagens de cada ser humano são a maior riqueza de uma sociedade, que depende e vive para o grupo.

Paralelo às ações do Núcleo, a Associação Morungaba realiza o Projeto estimulAÇÃO, que, desde 1991, promove oficinas integradas de dança e artes plásticas para crianças de seis a 10 anos, em várias regiões da capital paulista.

O projeto estimulAÇÃO, em 2005, foi patrocinado pela Fundação Itaú Cultural e teve o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo. O projeto ofereceu atividades de dança, capoeira, artes plásticas e de criação de histórias em sete espaços públicos da cidade: Pólo Cultural da Terceira Idade (Cambuci), Museu Afro Brasil (Pq. Ibirapuera), Centro de Convivência e Cooperativa do Parque do Ibirapuera, Centro Cultural São Paulo, CEU Inácio Monteiro (Cidade Tiradentes), Biblioteca Infanto-Juvenil Clarice Lispector (Lapa) e Pinacoteca do Estado de São Paulo (Luz).

Em 2005, também foi realizado o projeto Mãe + Filho = Nova História, com a parceria da Associação Beneficente Santa Fé - Casa Vovó Ilza, que visa a integração de meninas mães com seus filhos.

No início do mês de outubro deste ano, o Morungaba iniciou também o programa São Paulo é uma Escola, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal da Educação.

A Associação Morungaba contou, em 2005, com a participação de estagiários das seguintes Instituições de Ensino Superior: PUC, USP, Universidade Anhembi Morumbi, UNICSUL, Faculdade Santa Marcelina, Instituto Singularidades, Instituto Sedes Sapientiae e FESPSP.

Mais informações no site www.morungaba.org.br.

Programação do evento "Em caixas... encaixes..."

Data: 09 de dezembro de 2005, sexta-feira, às 16h
Debate: O que a arte ensina?, com Dra. Mônica Serra - Presidente do Instituto de Desenvolvimento Social "SeToque" (IDES), Dr. José Aristodemo Pinotti - Secretário Municipal de Educação, Sr. Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do SESC-SP e Sra. Renata Neves - Presidente da Associação Morungaba

Local: Teatro SESC Pompéia - Rua Clélia, 93 - São Paulo/SP
Lotação: 800 lugares
Os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do SESC Pompéia.

Data: de 9 a 11 de dezembro de 2005 (sexta a domingo)
Mostra de Artes e Fotografias: Expressão e (re) conhecimento pela arte, com trabalhos e fotos dos participantes das oficinas do Morungaba

Local: hall de entrada do SESC Pompéia

Data: 11 de dezembro de 2005, domingo, às 16 h
Dança Coral "Em caixas ... encaixes..."
Local: Teatro do SESC Pompéia
Lotação: 760 lugares
Os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do SESC Pompéia.