Presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso será eleito dia 5

O Grande Conselho Municipal do Idoso foi criado em 1992 e tem como objetivo propor políticas públicas de proteção e assistência, para melhoria da qualidade de vida dos idosos do município. A votação ocorre das 10h às 16h.

O segundo turno das eleições para presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI) será realizado nesta segunda-feira (05/12), das 10h às 16h, no Centro Cultural Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso).

Todos os cidadãos residentes na cidade de São Paulo com mais de 60 anos podem votar para escolher entre os cinco representantes do GCMI mais votados em cada região da cidade (Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro), aquele que presidirá o Grande Conselho pelos próximos dois anos. No dia da votação é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.

Os candidatos são: Antônio Santos Almeida - Leste; Irene Cruz Annes da Silva - Oeste; Eivas Garcez - Centro; Daysy Lisboa Barbante - Norte; e Raphael Navarro - Sul. Todos têm mais de 60 anos e, se eleitos, trabalharão de maneira voluntária pelos direitos da população idosa junto aos órgãos públicos (Secretarias, Coordenadorias, Câmara), encaminhando reivindicações e propostas de políticas públicas.

Representantes regionais

No primeiro turno das eleições, ocorrido em novembro, foram eleitos nove representantes para cada região, dos quais os seis primeiros colocados serão membros efetivos do GCMI e os demais serão suplentes. Os eleitos farão parte das Assembléias Regionais, responsáveis pelas discussões das questões dos idosos em suas respectivas regiões para o encaminhamento posterior ao Grande Conselho.

Os cinco melhores colocados em cada região ficarão, respectivamente, com os seguintes cargos: presidência, vice-presidência, 1º secretário, 2º secretário e vogal, enquanto os primeiros colocados, além de concorrerem à vaga de presidente, irão compor a Secretaria Executiva do GCMI.

Objetivos

O Grande Conselho Municipal do Idoso foi criado em 1992 e tem como objetivo propor políticas públicas, de proteção e assistência, para melhoria da qualidade de vida dos idosos do município de São Paulo.

Vinculado à Coordenadoria do Idoso e à Secretaria de Participação e Parceria, o Grande Conselho representa os idoso junto à administração municipal, atuando de forma abrangente e envolvendo diversos campos como saúde, transporte, habitação, cultura, segurança e assistência social. Possui um proposta de preservação e afirmação da identidade do idoso, orientando sobre os seus direitos e procurando restabelecer a história dos idosos no Brasil e no mundo.

O Grande Conselho é formado por 30 representantes da sociedade civil e 15 representantes da administração municipal, estes formam a Assembléia Geral responsável pela definição de políticas públicas, projetos e programas de atuação do GCMI além de promoverem as eleições para representante a cada dois anos.

O Conselho tem reuniões abertas mensais, que ocorrem na Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - 1° andar), oportunidade em que os idosos podem expor suas opiniões e encaminhar suas reivindicações.

A sede do Grande Conselho Municipal do Idoso fica na rua Líbero Badaró, 119 - 1º andar - Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone.: 3113-9631/9633 ou pelos endereços de e-mail: cei@prefeitura.sp.gov.br e gcidoso@prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

Eleição para presidente do GCMI
Data:
5 de dezembro
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Vergueiro
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso