Ensino diferenciado das artes para crianças

Emia abre inscrições para cursos de artes.

No início de dezembro, a Escola Municipal de Iniciação Artística, que funciona no bairro do Jabaquara, abrirá inscrições para novas turmas para crianças de 5 a 7 anos.

Dentro da sala de aula, diferente do convencional, entram em ação os “quartetos”. São professores de música, teatro, dança e artes plásticas que interagem com os alunos, em uma mesma sala de aula, em torno de um tema. Pode ser uma canção, um quadro, um filme ou um assunto específico como a poluição ou passatempo preferido.

Dessa forma são desenvolvidas várias atividades que trabalham o conteúdo de cada uma das linguagens, como por exemplo a música Fome Come, de Paulo Tatit e Sandra Perez, em que os alunos acompanham o ritmo da melodia batendo latinhas de refrigerantes nas mesas e nas mãos, aprendendo assim a fazer arranjos instrumentais com a música. O objetivo é desenvolver a coordenação, a habilidade rítmica e a percepção.

Em seguida, são realizados exercícios teatrais com a música e movimentos de dança. Os alunos também aprendem a confeccionar tintas a partir de legumes, frutas e urucum, construindo um cenário.

O que era instrumento, vira material de artes plásticas. "Para nós, professores, trabalhar em quartetos nos possibilita um diferencial muito grande em termos profissionais", explica Berenice de Almeida, professora de música. "É uma vivência exacerbada na relação entre as linguagens artísticas que não se encontra em nenhum outro lugar, mas que exige, dos profissionais envolvidos, muito esforço e sintonia em relação à concepção artística e a postura pedagógica".

As apresentações das produções dos alunos acontecem dias 26 e 27 de novembro,no Teatro João Caetano.

Serviço

Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia)
Endereço:
Rua Volksvagen, s/n°, Jabaquara
Telefone: 5017-7552/ 5017-2192
Inscrições: de 5 a 6 de dezembro, das 9h às 17h
Apresentar certidão de nascimento ou RG da criança

Cultura terá programa de fomento à dança

Com o objetivo de desenvolver, fortalecer e difundir a arte da dança contemporânea na cidade de São Paulo, a Secretaria de Cultura deve iniciar, em breve, o novo Programa Municipal de Fomento à Dança. A lei inédita foi publicada nesta semana no Diário Oficial, e atende a uma antiga reivindicação dos diversos grupos ligados à arte da dança espalhados pela cidade. Os valores destinados serão fixados a cada ano, conforme o orçamento disponível.

Para a realização desse programa, serão seleciona dos até 30 projetos por ano, escolhidos por uma Comissão Julgadora composta por sete membros com profundo conheci mento em dança. Aos artistas, além de apresentações a preços populares, caberá formar público, realizar workshops, palestras e fomentar o surgimento de grupos nas comunidades.

O Departamento de Expansão Cultural da secretaria deve divulgar no Diário Oficial, ainda este ano, o edital completo do programa.