Prefeitura e Governo firmam parceria para implantação de Fábricas de Cultura em CEUs

O projeto tem por objetivo promover a participação de crianças e jovens em situação de risco em atividades artísticas e culturais que contribuam para o desenvolvimento integral e a inserção social e familiar desse público.

Seis Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade, situados em locais de grande vulnerabilidade social, receberão, a partir de janeiro de 2006, o Fábrica de Cultura, projeto do governo estadual em parceria com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O projeto tem por objetivo promover a participação de crianças e jovens em situação de risco em atividades artísticas e culturais que contribuam para o desenvolvimento integral e a inserção social e familiar desse público.

O termo de convênio, assinado nesta segunda-feira (5/12) pelo prefeito de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin, permite a implantação do programa nos CEUs Paz (Brasilândia), Vila Curuçá (Vila Curuçá), Parque Veredas (Itaim Paulista), Rosa da China (Sapopemba), Inácio Monteiro (Cidade Tiradentes) e Casablanca (Jardim São Luiz).

“Atividades culturais despertam talentos, promovem a auto-estima e o amor-próprio, e mostram para os alunos que vale a pena estudar e se preparar”, afirmou o prefeito. A escolha dos distritos de intervenção pelo governo do Estado baseou-se no Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade, composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens.

Dos nove distritos escolhidos para a implantação do projeto, seis já possuíam um Centro Educacional Unificado. “Com esses recursos melhoramos o aproveitamento dos equipamentos dos CEUs, e o benefício em matéria de cultura se maximiza nessas regiões”, destacou o prefeito.

“A inclusão cultural das Fábricas será importante para ajudar esses jovens a melhorarem seu desempenho escolar e a ficarem afastados das drogas e do crime”, disse o governador Geraldo Alckmin. “A cultura é a maior transformadora da sociedade. É por intermédio dela que a gente consegue fazer da política a arte de transformar o mundo para melhor”, acrescentou.

Como vai funcionar

Segundo o governador, o projeto beneficiará cerca de 120 mil crianças e jovens moradores do entorno dos seis CEUs, e também dos distritos de Cachoeirinha, Jaçanã e Capão Redondo, onde o governo estadual construirá prédios para abrigar mais três Fábricas de Cultura.

As atividades artísticas serão desenvolvidas por entidades da sociedade civil conveniadas, nas seguintes áreas de expressão: artes cênicas (teatro e dança); artes visuais (desenho, pintura, gravura, cerâmica, escultura, etc.); artes musicais (erudita e popular); multimeios (vídeo, fotografia, rádio, artes gráficas, etc); e leitura e produção de textos.

Após a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Estado, o governador Geraldo Alckmin autorizou a Secretaria Estadual de Cultura a firmar parceria com as primeiras 45 das 150 ONGs que participarão do programa.

Além da cessão de espaços e mobiliários, a Prefeitura promoverá a orientação dos gestores e das equipes técnicas dos seis CEUs. De acordo com o prefeito José Serra, cerca de 200 mil pessoas freqüentam atualmente esses equipamentos.

O projeto Fábrica de Cultura está orçado em US$ 30 milhões, sendo que US$ 20 milhões foram financiados ao governo estadual pelo BID.