SPTrans começa a instalar catracas de integração de ônibus, trens e metrô

O próximo passo será a instalação na linha azul do Metrô (estação Tucuruvi até Jabaquara), e na linha B da CPTM (estação P. Amador Bueno até a estação Julio Prestes).

ATUALIZADO ÀS 19H - A São Paulo Transporte (SPTrans) instalou na madrugada desta sexta-feira (09/12) os sete primeiros validadores do Bilhete Único nas catracas da estação Consolação da linha 2 (ramal Paulista) do Metrô, para a integração entre ônibus da capital, metrô e trem.

Segundo o Gerente Geral de Informática da SPTrans, Gerson Luiz Martines, ainda no mês de dezembro serão instalados 87 validadores, sendo 46 na linha verde do Metrô (Estação Ana Rosa até Vila Madalena) e 41 na linha C da CPTM (estação Osasco até Jurubatuba).

O próximo passo será a instalação na linha azul do Metrô (estação Tucuruvi até Jabaquara), e na linha B da CPTM (estação P. Amador Bueno até a estação Julio Prestes). A previsão é que em maio de 2006 os 650 validadores do Bilhete Único sejam instalados nas estações do Metrô e da CPTM, permitindo aos usuários do transporte coletivo da capital, mais segurança, agilidade e a possibilidade de usar os benefícios do Bilhete Único.

As catracas das estações do Metrô e CPTM, onde serão instalados os validadores do Bilhete Único, continuarão a aceitar os bilhetes magnéticos tradicionais. Essa tecnologia fará integração entre o atual sistema instalado nos 15 mil ônibus, que transportam cerca de 5,5 milhões de passageiros por dia no município paulista e o sistema sobre trilhos.

Para Martines é possível controlar a integração dos diversos tipos de usuários. "O sistema aceita todo tipo de usuário, comum, vale-transporte, estudante, e é totalmente controlado".

Com o início da operação, o usuário terá mais possibilidades de integração por um período de 2 horas, por exemplo:

ônibus + metrô ou trem + ônibus + ônibus,
metrô ou trem + ônibus + ônibus + ônibus,
ônibus + ônibus + metrô ou trem + ônibus,
ônibus + ônibus + ônibus + metrô ou trem.