Theatro Municipal se enfeita para presentear os paulistanos

Os adornos, tanto da fachada e das paredes laterais quanto dos balcões e do saguão de entrada, são inspirados em motivos tipicamente brasileiros.

O Theatro Municipal de São Paulo prepara-se para dar à população seu tradicional presente de Natal. Para isso, será enfeitado, durante todo o período festivo de fim-de-ano, com uma decoração especial, e realizará cinco dias de espetáculos gratuitos com seus corpos estáveis. Os adornos, tanto da fachada e das paredes laterais quanto dos balcões e do saguão de entrada, são inspirados em motivos tipicamente brasileiros.

Guirlandas, bolas, laços e milhares de micro-lâmpadas, tudo em tons de verde, azul, branco e dourado, formarão figuras e desenhos que destacam elementos característicos da fauna e flora nacionais. No saguão de entrada será montada uma enorme árvore de Natal em forma de sino, bastante iluminada e também decorada com motivos de floresta tropical, enquanto, na fachada principal, de uma enorme guirlanda descerá uma cascata de micro-lâmpadas.

Por fora e por dentro

O conteúdo do presente também não deixa a desejar. Durante cinco dias, os paulistanos poderão acompanhar uma programação variada, realizada com os artistas da casa. Os ingressos são gratuitos, distribuídos no dia de cada espetáculo. A festa tem início no domingo, dia 18 de dezembro, às 19h, com a apresentação da Orquestra Experimental de Repertório, sob o comando de seu regente titular, o maestro Jamil Maluf – também diretor artístico do teatro.

O espetáculo faz parte da série Outros Sons, realizada pela orquestra e por artistas populares desde 1983, e terá como convidado especial o multi-instrumentista, cantor e dançarino Antônio Nóbrega; natural de Pernambuco, ele é conhecido internacionalmente por seu trabalho baseado no folclore brasileiro.

Na segunda-feira, dia 19, às 20h30, a comemoração começa com o Coral Paulistano. Sob a regência da maestrina Mara Campos, o grupo interpreta Magnificat e Gloria, do compositor italiano Cláudio Monteverdi (1567-1643).

Depois, é a vez da Orquestra Sinfônica Municipal, comandada pelo maestro Paulo Nogueira, mostrar trechos sinfônicos da ópera João e Maria, de Engelbert Humperdinck (1854-1921), e a suíte do balé O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky (1840-1893). Na terceira parte, o Coral Lírico apresentará canções natalinas.

Para encerrar o Festival de Natal, nos dias 20, 21 e 22, sempre às 19h, ocorre o tradicional espetáculo de balé O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, com interpretação do Corpo de Baile Jovem da Escola Municipal de Bailado.