Projeto ''o centro pode ser uma sala de aula'' encerra seu primeiro ano

Durante este ano, 10 mil alunos da região central participaram de 25 mil atividades e 40 professores ganharam certificado de Educadores Comunitários.

Nesta segunda-feira (12/11), a Subprefeitura da Sé realiza o evento de encerramento das atividades do primeiro ano do projeto ''O Centro pode ser uma Sala de Aula'', no Itaú Cultural, quando serão apresentados os resultados do programa e os planos para 2006.

O projeto ''O Centro pode ser uma Sala de Aula'', idealizado pela Subprefeitura da Sé e a Secretaria de Educação, com parceria da Comgás e do Projeto Aprendiz, ampliou o processo de ensino e aprendizagem fora do espaço e do horário da escola, apresentando e valorizando o Centro de São Paulo dentro do programa da Secretaria, ''São Paulo é Uma Escola''.

Foram realizadas 25 mil atividades com a participação de 10 mil alunos das escolas municipais da região, que conheceram melhor o equipamento cultural presente no entorno ultrapassando as fronteiras de suas escolas no processo de aprendizagem.

Além disso, 40 professores da rede municipal receberam certificados de capacitação de Educador Comunitário, ou seja, aquele profissional especializado em tornar a cidade um local de aprendizado.

Ao adotar espaços da região central para ensinar estudantes destes bairros, a Subprefeitura da Sé fez com que os alunos e professores soubessem das possibilidades que o Centro oferece e assim conheceram mais da história de São Paulo.

''O Centro pode ser uma Sala de Aula'' foi uma maneira de proporcionar aos estudantes um programa amplo de pós-aula, que não se encerra apenas em excursões isoladas, mas realiza um trabalho continuado e multidisciplinar, durante todo o ano letivo, com foco no conceito de Cidade Educadora.

O projeto teve um calendário de um ano letivo com visitas em locais do Centro de São Paulo, contemplando alunos de toda a rede municipal da região da Subprefeitura da Sé: 10 EMEIs; 3 EMEFs; 3 CEIs (Centro de Educação Infantil); 1 EMEE (Escola Municipal de Educação Especial) e 1 Cieja (Centro de Jovens e Adultos).