Prefeitura e governo do Estado assinam convênio para recuperação da Estrada Turística do Jaraguá

Até o momento, a manutenção da estrada, que dá acesso ao Pico do Jaraguá, era de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), do governo estadual.

Em seis meses, a Estrada Turística do Jaraguá, no Noroeste da cidade, deverá estar totalmente recuperada. O prefeito de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin assinaram, no domingo (11/12), convênio nesse sentido.

“O governo do Estado reforma e a Prefeitura fica encarregada da manutenção da estrada. Com mais essa parceria, não só o acesso ao Parque do Jaraguá ficará mais fácil como também a população desta região terá melhores condições de vida, pois agora a situação da estrada está definida”, disse o prefeito.

Até o momento, a manutenção da estrada, que dá acesso ao Pico do Jaraguá, era de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), do governo estadual. “Como ela é hoje uma rodovia quase urbana, dentro da cidade, então estamos passando para o Município”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Além de autorizar a transferência da estrada para a Prefeitura de São Paulo, o convênio firmado permitirá que o governo do Estado recupere também a rua Antônio Cardoso Nogueira, continuação da Estrada Turística e pertencente à Administração municipal.

O custo estimado de toda a intervenção, que inclui o recapeamento da estrada, passeio para pedestres e obras de drenagem, está estimado em R$ 3,8 milhões. O governador assinou hoje também o termo de autorização para que a Secretaria Estadual de Transportes realize a obra.

Estrada e Parque do Jaraguá

A Estrada Turística do Jaraguá, com aproximadamente. 8,7 km de extensão, é um importante corredor de ônibus, pois liga vários bairros ao Terminal de Ônibus de Pirituba. Não possui guias, sarjetas e calçadas em toda sua extensão, o que obriga os pedestres a caminharem pela pista.

Criado em 1961, o Parque Estadual do Jaraguá é uma reserva florestal de 4,5 mil hectares e possui diversas trilhas que levam ao pico de 1.135 metros de altitude, o ponto mais alto da capital. Além de lagos e nascentes, os visitantes podem observar uma flora diversificada e animais silvestres em seu habitat natural, como os macacos sagüis observados pelo prefeito e o governador neste domingo.

Durante a semana, o parque recebe 500 pessoas por dia. Aos sábados são 5.000 visitantes e aos domingos, 15.000, dos quais 10.000 chegam ao parque à pé.

O prefeito agradeceu ao governador “pela cooperação e pela rapidez com que foi resolvida a questão e criado o projeto de recuperação da estrada”. “É um benefício também para o lazer da população, uma vez que, com a nova estrada, ficará muito mais fácil o acesso a este parque estadual maravilhoso, o local mais alto da cidade”, acrescentou o prefeito.

O governador Geraldo Alckmin aproveitou para anunciar também a revitalização do Parque, incluindo recuperação da parte hidráulica, da parte elétrica, das marquises, dos sanitários, do lago, de sistema de drenagem e da quadra poliesportiva; construção de uma pista de skate; e instalação de novos conjuntos de sanitários, de novos quiosques, de novo playground e de equipamentos de ginástica. A obra, orçada em R$ 1,5 milhões, deve começar em janeiro.

Voluntariado em Cangaíba

Após a cerimônia no Parque do Jaraguá, o prefeito seguiu para a Igreja Bom Pastor do Cangaíba, na Zona Leste, onde foi celebrada nesta tarde uma missa em comemoração aos 30 anos de trabalho da Associação Popular de Saúde, fundada em 1975 pelo médico e hoje secretário municipal de Participação e Parceria.

“Nesses 30 anos, eles já atenderam a mais de 60 mil pessoas, doaram centenas de remédios e fizeram milhares de pequenas cirurgias. Um trabalho realmente extraordinário”, elogiou o prefeito, que gostaria que o modelo fosse seguido por médicos jovens recém-formados.

A Associação Popular de Saúde é mantida apenas por meio de trabalho voluntário e doações. Os médicos prestam atendimento à população aos sábados. Ao longo dos anos, além dos atendimentos, que começam às 7 horas da manhã e seguem até o último paciente, houve a instalação de uma farmácia que, durante a semana, distribui medicamentos.

Durante muitos anos os médicos atenderam nos fundos da própria Igreja, mas hoje a associação conta com sede própria, onde são prestados inúmeros serviços à comunidade, como cursos profissionalizantes, distribuição de leite e cestas básicas, entre outros.

“Para nós, foi um sonho de juventude que conseguimos concretizar e que não queremos que morra nunca. Vamos continuar aqui até enquanto houver forças”, afirmou o secretário de Participação e Parceria, que quase todos os sábados faz plantão como voluntário na Associação, consultando e operando a comunidade.